Nesta quinta-feira, 21 de setembro, o delegado Seccional de Botucatu, Lourenço Talamonte Netto, vai receber o título de Itatinguense Emérito.
A sessão solene é uma iniciativa da Câmara Municipal de Itatinga.
A solenidade será no Auditório Aparício Mariano Franzolin (anexo à Escola Aristeu Pedroso) na Rua Altair Stengel Tieghi, 36.
O título busca evidenciar a história de vida e atuação profissional de uma pessoa que teve origem na cidade.
Doutor Lourenço Talamonte Netto nasceu dia 11 de março de 1.964 em Itatinga/SP, filho de Deldebio Talamonte e Isabel Pimentel Talamonte, casado com Regina, há 31 anos, com quem teve dois filhos: Lucas, com 28 anos e Marco, com 26 anos.
Cursou Direito na cidade de Itapetininga até o ano de 1988. Ingressou na carreira de Delegado de Polícia em 19 de novembro de 1991 através de concurso público de provas e títulos e, depois de concluir o curso técnico-profissional da Academia de Polícia de São Paulo, foi trabalhar em Mauá/SP, onde permaneceu até o ano de 1993.
Após a sua passagem pela Grande São Paulo, foi transferido para a Delegacia de Polícia de Cesário Lange, concorrendo aos plantões de Itapetininga e Tatuí.
No ano de 1997 assumiu a Delegacia de Polícia de Porangaba, onde permaneceu por um ano e, em janeiro de 1998, a convite, mudou sua sede de exercício para Botucatu, assumindo a titularidade do Segundo Distrito Policial.
No ano de 2000, assumiu a Assistência Policial da Delegacia Seccional de Botucatu, exercendo as funções de Delegado de Polícia Coordenador de Assuntos Prisionais, Corregedoria, Coordenador do Centro de Inteligência Policial, Assistência Policial, além de responder por outras unidades policiais, nas quais procurou implementar uma nova dinâmica de trabalho, visando sempre a prioridade do atendimento à população, procurando dar atendimento digno a todos que procuram pela Delegacia de Polícia.
Em 12 de setembro de 2019, assumiu a Delegacia Seccional de Polícia de Botucatu e ainda responde pelas Seccionais de Itapetininga e Sorocaba nas férias dos titulares dessas Seccionais.
Em sua trajetória como Delegado de Polícia trabalhou em inúmeros casos, culminando com a prisão de vários malfeitores. Caso de destaque o roubo ao Banco do Brasil em Botucatu em julho de 2020, que resultou em homenagem na data de 17 de novembro de 2021 no Palácio dos Bandeirantes.
“Trata-se de um Delegado de Polícia com larga experiência profissional, qualificado, que participou de diversos cursos, inclusive com policiais do FBI Estados Unidos, procuradores da Itália e que encontrou na Polícia Civil oportunidade de executar seu trabalho com motivação e seriedade, visando sempre, dentro de sua atribuição e competência, buscar proporcionar tranquilidade à população juntamente com seus colegas Delegados de Polícia e demais policiais civis, priorizando as atividades de Polícia Judiciária e o trabalho integrado com as demais forças de segurança de Botucatu e região (Polícia Militar e Guardas Civis Municipais) e o contato frequente com a comunidade através de reuniões de bairro e do Conselho de Segurança (CONSEG), onde foi Membro Nato em Botucatu por aproximadamente vinte anos”, traz um trecho do documento quando recebeu o título de Cidadão Botucatuense.