Este ano de 2023 foi muito desafiador para o Departamento de Proteção e Defesa Civil, devido principalmente às demandas da população causadas pelos eventos climáticos. O ano ainda nem terminou e a Defesa Civil já atendeu 656 demandas.
Com referência às fortes chuvas que Botucatu tem enfrentado, assim como todo o Estado, típicas da estação, uma das providências tomadas pela Defesa Civil foi a instalação de câmeras de monitoramento na região do Terminal Rodoviário e na calha do Rio Lavapés para analisar o comportamento dos rios em épocas de chuvas e tomar decisões rápidas e assertivas. Esse monitoramento é feito on-line 24 horas por dia 7 dias por semana.
O efetivo da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) foi aumentado de 12 para 22 agentes em 2023, possibilitando uma resposta mais rápida à população diante das ocorrências de urgência e emergência.
Também foram adquiridos novos equipamentos e os agentes passaram por capacitação, com o objetivo de atender a população de forma mais rápida.
A frota da Defesa Civil recebeu um reforço com a aquisição de 1 caminhonete 4×4 e 2 pick-up 4×2, que também serão utilizadas para apoio as outras instituições públicas de urgência e emergência, como Corpo de Bombeiros e SAMU.
“Ainda temos muitos desafios e obstáculos a serem superados e não mediremos esforços para alcançá-los sempre pensando no bem-estar da nossa população” concluiu Lucas Trombaco, Coordenador da Defesa Civil de Botucatu.
Dos 35 tipos de demandas que foram atendidas no período de 01/01/2023 à 04/12/2023, as principais foram:
Residência em risco – 22
Vistoria em árvores – 21
Queda de galhos – 18
Galhos de árvore com risco de queda – 17
Destelhamento – 16
Alagamentos – 14
Imóvel avariado/rachaduras/trincas – 11
Derramamento de óleo – 9
Infiltração de água em residência – 9
Incêndio em residência – 6
Incêndio em vegetação – 3