26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Contemplados protestam após atraso na entrega de apartamentos; uma das famílias acampou em frente à obra

O pedreiro Anderson Antonio de Camargo, 27 anos, acampou em frente à obra do Residencial Cachoeirinha 3, na região do Jardim Ciranda e Cohab 2, setor Leste de Botucatu (SP), onde fez um protesto contra o atraso da entrega das chaves dos apartamentos do programa “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal.

-Bárbara e Claudete também ficaram em frente à obra nesta quinta-feira. (Foto: 14News).

Ele foi contemplado, mas não conseguiu ainda se mudar com a família. A obra não foi finalizada pela construtora. A empresa é a mesma que já fez 3 módulos, mas esse último não foi terminado. Ao todo, os 4 Cachoeirinhas abrigam 992 moradias.

Nesta sexta-feira (08), Anderson montou uma lona no muro (lado de fora) do empreendimento e se instalou com a esposa e mais 3 filhos de 7, 10 e 11 anos.

-Mulher com criança de colo e mais outro filho no Cachoeirinha. (Foto: 14News)

A dona de casa Bárbara de Souza Carvalho, de 22 anos, também aguarda para concretizar o sonho de ter o seu apartamento. O esposo que tem deficiência, Jorge Luiz de Paula, foi o sorteado. Eles têm uma criança de 2 anos e 2 meses. O casal e a mãe de Bárbara também foram ao local para protestar. Eles moram na Vila Antártica e pagam R$ 700 de aluguel. “Como não foi feita a entrega dos apartamentos as pessoas têm de ficar renovando contrato do aluguel, e conversando com os donos das casas, ou seja, sempre pedindo mais prazo”, explica Bárbara.

A funcionária pública Claudete Gomes que mora no Parque Marajoara também espera as chaves. “Minha situação é igual a de todos. Pago 600 reais de aluguel. Estou fora do contrato (que venceu) e não sei mais o que falar para a dona da casa. Ela precisa do imóvel para aumentar o valor do aluguel. Eu preciso muito (do apartamento). Tenho uma menina e um menino de 9 anos e outra de 12. E como que faço se ela me pede a casa? Fico mudando prazo, mas vai chegar uma hora que ela não vai esperar mais. A previsão era para outubro e a gente achava que iria passar o Natal no apartamento novo, mas isso não aconteceu. Precisamos de uma posição. Do que jeito que está não pode ficar”, disse.

A obra faz parte do programa do Governo Federal com execução da Caixa. O pedido dos apartamentos foi feito pela Prefeitura, mas o pagamento e entrega das obras são feitos pela empresa. A administração municipal atua junto ao banco nos trâmites de sorteio, seleção, recebe documentos e ajuda depois quando as famílias irão fazer a visita e escolha dos apartamentos.

No local há um alojamento de trabalhadores. As pessoas que foram fazer protesto no local alegam que os funcionários contaram que estão sem receber o 13º e não estão executando os serviços.

A reportagem procurou a Caixa, a empresa responsável e a Prefeitura de Botucatu. Por enquanto a resposta veio da administração municipal e da Caixa.

“A Prefeitura se pronunciará sobre o prazo de entrega do Residencial Cachoeirinha 3 após manifestação da Caixa Econômica Federal, visto que a participação da Administração Municipal se dá apenas na apresentação de projeto e intermediação para viabilização da obra. Contratação e gestão da obra são de responsabilidade da agente financiadora, no caso a Caixa. A Prefeitura se solidariza com a angústia das famílias e se compromete a continuar acompanhando de perto a situação para cobrar rápida solução”, informou em nota na tarde de sexta-feira.

O Residencial Cachoeirinha faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida, que atende famílias de baixa renda. As unidades têm 47,22 m² de área privativa, além de espaços de lazer com quadra poliesportiva, salão de festas, playground e quiosque.

-Pessoas na noite de sexta em protesto. (Reprodução)

Na tarde de sexta-feira o secretário municipal da Prefeitura, Luiz Guilherme, esteve conversando com os contemplados. Eles disseram que receberam a palavra de que haverá empenho para que as obras sejam finalizadas pela empresa. Para que isso ocorra vai se manter conversar com a Caixa e a construtora. Ele retornaria à noite para falar com as pessoas que permaneciam no local.


A Caixa emitiu nota na noite de sexta-feira:

“A CAIXA esclarece que a data de entrega dos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida é definida somente após conclusão das obras, legalização do empreendimento e aceite das concessionárias, de forma a garantir a habitabilidade”.

“Em relação ao Residencial Cachoeirinha 3, informamos que a empresa Qualyfast Construtora Ltda, responsável pelo empreendimento, solicitou reprogramação do cronograma de conclusão, por questões relativas à gestão das obras e serviços, justificadas pela situação de pandemia. A previsão atual de conclusão é abril de 2021 e a CAIXA está acompanhando o andamento das obras, por meio de visitas e reuniões semanais, para que a entrega do empreendimento ocorra dentro do planejado”, informou a Caixa ao 14News.

Pessoas deixam o local

Atualiza – 09/01 (sábado) – As pessoas dizem que a prefeitura tenta agendar reunião com a empresa e a Caixa. Isso deve ocorrer na terça à tarde com 5 representantes dos sorteados. Elas deixaram o local em acordo a pedido do secretário municipal da prefeitura, dizem eles, para que não se exponham ao tempo.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes