Desde sexta-feira (07/06) está disponível no site da Câmara de Botucatu uma consulta pública que pergunta à população se o Aeroporto Municipal deve mudar de nome e passar a se chamar “José Carlos de Barros Neiva”.
A consulta pública é um instrumento de participação popular que visa ouvir a opinião da sociedade sobre determinados assuntos. Esta segunda consulta realizada pelo Legislativo botucatuense foi idealizada a partir de um pedido feito por um requerimento do vereador Silvio (PSD), aprovado por unanimidade no plenário.
“Essa é uma ferramenta muito bacana, em que a cidade pode dizer se concorda ou não com a ideia. E logicamente uma participação maciça favorável dá força para que a Câmara possa levar adiante essa ideia”, comenta o vereador Silvio.
Entenda a pergunta!
Localizado na Avenida Alcides Cagliari, s/n, na Vila Industrial, o Aeroporto Municipal de Botucatu atualmente é denominado “Tancredo de Almeida Neves”. O nome foi dado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) em 1985, em homenagem ao político mineiro eleito presidente na redemocratização do país.
No entanto, muitas pessoas da cidade, entre eles colaboradores e ex-colaboradores da Indústria Aeronáutica Neiva e da Embraer de Botucatu, têm solicitado constantemente que o nome seja alterado para Aeroporto Municipal “José Carlos de Barros Neiva”.
José Carlos de Barros Neiva foi um empresário de Botucatu, investindo de maneira pioneira no município e tornando-o importante para a área da aviação nacional. Segundo quem defende a proposta, rebatizar o Aeroporto Municipal de “José Carlos de Barros Neiva”, portanto, seria fazer uma justa homenagem.
Com a consulta pública, a Câmara de Botucatu quer ouvir se a população concorda ou discorda dessa proposta. É possível participar por meio do link.