7 de maio de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Conheça mais sobre a NBA, o maior torneio de basquete do mundo

Foto: NBA

A National Basketball Association, ou NBA, é a liga profissional de basquete da América do Norte. A liga é composta por 30 times, que são tratados como franquias da NBA, e é uma das principais ligas de esportes profissionais dos Estados Unidos e Canadá. A NBA é a maior liga de basquete profissional do mundo.

A liga foi fundada na cidade de Nova York em 6 de junho de 1946, como Basketball Association of America (BAA). Ela mudou seu nome para National Basketball Association em 3 de agosto de 1949, após a fusão com a concorrente National Basketball League (NBL). Em 1976, a NBA e a American Basketball Association (ABA), outra liga concorrente, se fundiram, adicionando mais quatro franquias à NBA.

A temporada regular da NBA vai de outubro a abril, com cada equipe jogando 82 partidas. O torneio dos playoffs se estende até junho. Atualmente, os jogadores da NBA são os atletas mais bem pagos do mundo, levando em conta o salário médio anual por jogador.

A NBA é um membro ativo do USA Basketball (USAB), que é reconhecido pela FIBA (Federação Internacional de Basquete) como o órgão regulador nacional do basquete nos Estados Unidos. Os vários escritórios internacionais e das equipes da liga são dirigidos a partir de sua sede em Midtown Manhattan, enquanto seus estúdios da NBA Entertainment e da NBA TV são dirigidos a partir de escritórios localizados em Secaucus, Nova Jersey. Na América do Norte, a NBA é a terceira liga esportiva profissional mais rica depois da National Football League (NFL) e da Major League Baseball (MLB), e está entre as quatro maiores do mundo.

O Boston Celtics e o Los Angeles Lakers estão empatados com o maior número de títulos da NBA, com 17 cada. O Golden State Warriors é o atual campeão da liga, ao derrotar o Boston Celtics por 4 jogos a 2 nas finais da NBA de 2022, marcando o final da temporada de 2021-22. Para a atual temporada, disputada entre 2022 e 2023, o Boston Celtics é o franco favorito ao título, segundo projeções da NBA na Midnite.

Estrutura da liga

-Foto: Justin Ford.

A NBA começou em 1946 com 11 times e agora tem 30 times graças a uma série de acréscimos, reduções e realocações de franquias. 29 equipes estão sediadas nos Estados Unidos e uma no Canadá.

A atual organização da liga divide 30 times em duas conferências: a Conferência Leste e a Conferência Oeste. Cada conferência possui três divisões com cinco times cada. O alinhamento divisionário atual foi introduzido na temporada 2004-05. Refletindo a distribuição da população dos Estados Unidos e do Canadá como um todo, a maioria das equipes está na metade leste do país: 13 equipes estão no fuso horário do leste, nove no centro, três no fuso horário das montanhas e cinco no Pacífico.

A Conferência Leste é dividida entre as divisões Atlântico, Central e Sudeste, enquanto a Conferência Oeste é dividida entre as divisões Noroeste, Pacífico e Sudoeste.

Formato de disputa

-Foto: NBA.

Durante a temporada regular, cada equipe joga 82 partidas, sendo 41 em casa e 41 fora. Um time enfrenta adversários de sua própria divisão quatro vezes ao ano (16 jogos). Cada equipe joga contra seis times das outras duas divisões em sua conferência quatro vezes (24 jogos), e contra as quatro equipes restantes três vezes (12 jogos). Por fim, cada equipe joga contra todas as equipes da outra conferência duas vezes cada (30 jogos). Essa estrutura assimétrica significa que a força do calendário varia entre as equipes.

Ao longo de cinco temporadas, cada time terá jogado 80 jogos dentro de sua divisão (20 jogos contra cada adversário, 10 em casa, 10 fora de casa), 180 jogos contra o resto de sua conferência (18 jogos contra cada adversário, 9 em casa, 9 fora de casa) e 150 jogos contra times da outra conferência (10 jogos contra cada equipe, 5 em casa, 5 fora de casa).

Após a temporada regular, os playoffs da NBA começam em abril, com os oito melhores times de cada conferência competindo pelo Larry O’Brien Trophy, que é o troféu concedido ao campeão da liga. Os cabeças de chave dos playoffs são definidos de acordo com a classificação da temporada regular (com um sistema de desempate usado conforme necessário).

Ter uma classificação mais alta oferece várias vantagens. Como o primeiro colocado começa os playoffs jogando contra o oitavo colocado, o segundo colocado joga com o sétimo colocado, o terceiro colocado joga com o sexto colocado e o quarto colocado joga com o quinto colocado, ter uma classificação mais alta significa que um time enfrentará uma equipe mais fraca na primeira rodada. O time de cada série com melhor campanha na temporada regular tem vantagem de jogar em casa.

Os playoffs seguem um formato de mata-mata. Cada time enfrenta um adversário em uma série melhor de sete, com o primeiro time a vencer quatro jogos avançando para a próxima rodada, enquanto o outro time é eliminado dos playoffs. Na próxima rodada, o time vencedor joga contra outro time classificado da mesma conferência. Todos, exceto um time em cada conferência, são eliminados dos playoffs.

A rodada final dos playoffs, uma série melhor de sete entre os vencedores de ambas as conferências, é conhecida como NBA Finals e é realizada anualmente em junho. O vencedor das finais da NBA recebe o Larry O’Brien Trophy. Cada jogador e principal colaborador – incluindo treinadores e gerente geral – da equipe vencedora recebe um anel de campeonato. Além disso, a liga concede o Prêmio de Jogador Mais Valioso das Finais da NBA ao jogador com melhor desempenho da série. (Da Redação).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes