Muitos desafios existem na área de energia elétrica como apagões em bairros, área rural e lâmpadas com defeitos. Dentro desse contexto a empresa que presta o serviço anunciou nesta semana a criação de uma sub-regional em Botucatu.
“Como parte da reorganização estratégica da sua área de concessão, a CPFL Paulista implementou uma nova divisão regional, com sede da gerência em Botucatu. O desmembramento da área anteriormente atendida pela unidade de Bauru tem como foco ampliar a eficiência operacional, fortalecer o relacionamento institucional e acompanhar o ritmo de crescimento dos municípios do Centro-Oeste paulista”, informou a a assessoria de imprensa da CPFL.
Muitas pessoas reclamam na mídia que muitas vezes não sabem onde ligar para a empresa e quando registram pedidos nem sempre são atendidos ou falta agilidade em medidas simples como troca de lâmpadas. Por outro lado, percebe-se o esforço de equipe de Botucatu. Um gerente teve o seu trabalho reconhecido pela Câmara Municipal buscando atender as demandas, assim como ocorre com as equipes de rua. (veja abaixo).
“O movimento é parte do nosso planejamento para acompanhar o desenvolvimento das cidades onde atuamos e garantir um atendimento mais próximo e eficiente. Com uma estrutura dedicada, conseguimos estar ainda mais conectados e fortalecer a presença de nossa equipe junto aos clientes, ao poder público e à sociedade”, afirma Roberto Sartori, diretor-presidente da CPFL Paulista.
Com 19 municípios sob gestão direta, a unidade de Botucatu abrange cidades como Agudos, Lençóis Paulista, Pederneiras, São Manuel e Macatuba, além da própria sede. A escolha por Botucatu considera sua posição estratégica e relevância como polo agroindustrial, acadêmico e logístico da região.
Em reunião realizada na quarta-feira (02/04) com o prefeito de Botucatu, Fábio Leite, “representantes da CPFL Paulista reforçaram a estrutura dedicada à região e, na ocasião, assinaram a parceria voltada à revitalização de áreas urbanas do município. Por meio o programa Arborização + Segura, a CPFL Paulista tem a expectativa de doar mais de 15 mil mudas a Botucatu com o objetivo de, gradativamente, substituir árvores mapeadas com risco de queda, visando garantir a segurança dos cidadãos, das redes elétricas e o reordenamento da arborização na cidade”.

Investimentos – A empresa informa que só em 2024 investiu R$ 102 milhões em obras de modernização e expansão da rede. “Os recursos foram aplicados em construção de subestações, automação, aumento de capacidade e melhorias operacionais — medidas essenciais para garantir um fornecimento robusto, capaz de acompanhar o avanço da indústria, do agronegócio, do comércio e dos serviços”.
Novos investimentos – Segundo a prefeitura , a empresa deve melhorar a situação de fornecimento de energia, desta vez, nos bairros ao longo do Rio Tietê, como Rio Bonito, Mina e Porto Said. A CPFL deve aplicar cerca de R$ 30 milhões em melhorias nesses locais.
Curso – Estão abertas as inscrições para uma nova turma do curso gratuito de Formação de Eletricistas de Rede de Distribuição Elétrica, realizado em parceria com a Elo Energia.
A iniciativa oferece 12 vagas para moradores de Botucatu e de municípios vizinhos, com etapas on-line e presenciais. Embora o curso não garanta vaga, representa uma oportunidade concreta de capacitação para quem deseja iniciar carreira no setor elétrico. As inscrições seguem até 14 de abril, pelo link: www.grupocpfl.com.br/rh/escolas-de-eletricistas.
Moção de Aplausos – n°. 31 para o consultor de negócios da CPFL em Botucatu, Marcus Vinicius Graciano, pelos relevantes serviços prestados à população, sempre atuando com dedicação, profissionalismo e atenção às necessidades do município. Indicação do vereador Antonio Carlos Vaz de Almeida (Cula), presidente da Casa.