28 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Com 527 casos de dengue, agentes ainda enfrentam dificuldades em vistoriar casas

Desde o começo do ano, a Prefeitura de Botucatu tem ampliado seus esforços para combater e frear a transmissão da dengue no Município. A Cidade já acumula 527 casos da doença, contra 6 registrados durante todo o mês de janeiro do 2023.
 
Para frear a transmissão, a Prefeitura tem unido forças e ampliado as ações de controle. Diariamente, cerca de 100 servidores entre agentes da Vigilância Ambiental em Saúde e Zeladoria, tem percorrido bairros com casos da doença em busca de criadouros do mosquito. Também tem sido realizadas ações de nebulização para eliminar mosquitos que possam estar contaminados com a dengue.
 
Porém, apesar de todo o trabalho, parte da população não tem feito a sua parte. De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, cerca de 18% dos moradores têm recusado o serviço de nebulização.
 
“Inclusive temos casas onde tem pacientes com dengue e que não deixam nossas equipes entrarem para nebulizar e isso tem prejudicado muito o nosso trabalho. A nebulização é uma estratégia essencial para eliminar mosquitos que estão na fase adulta e aptos a picarem. Se não temos uma ação efetiva, não conseguimos ter sucesso no combate à dengue”, destacou Valdinei Silva, Coordenador de Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
 
A população é essencial no combate à dengue, primeiro vistoriando seu quintal, eliminando criadouros do mosquito e permitindo as ações de combate por parte dos agentes da Prefeitura.
 
Acesse a página sobre a dengue e tire as suas dúvidas sobre prevenção, combate e cuidados sobre a doença. Acesse aqui!

Novos equipamentos

A Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura de Botucatu adquiriu nesta semana oito nebulizadores costais que serão utilizados nos trabalhos de combate à dengue.
 
Os equipamentos permitirão que as equipes ampliem as ações de enfrentamento, principalmente na eliminação dos mosquitos em áreas da cidade que têm casos positivos de dengue, diminuindo as chances de transmissão do vírus. Sete servidoras da Vigilância Ambiental em Saúde foram capacitadas para operar os nebulizadores.
 
De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, 90% das larvas encontradas pelas equipes estão dentro das residências. 

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes