25 de abril de 2024
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Coluna “Ingienare” por Diego Pelícia

Olá amigos do Agência14News. No texto da coluna “Ingienare” desta semana vamos falar sobre Planejamento e Controle, e se ela serve apenas para transportar cargas. Vamos lá? Boa leitura a todos!

Planejamento e Controle são só nas empresas mesmo?
Diego Pelícia
Especial para o Agência14News

Olá caríssimos internautas, leitores do site Agência14news e da coluna “Ingienare”, um tema bastante abordado nas empresas e sobre o qual falaremos hoje, é Planejamento e Controle, mas cabe a nós uma profunda reflexão a respeito: Será que devemos fazer isso dentro de nosso trabalho, dentro de uma empresa somente e não vale para a nossa vida pessoal e particular também?

A contenção de gastos nos dias atuais é fato mais do que consumado nas empresas de nosso país, tornando os “racionamentos empresariais” inevitáveis, assim como os cortes de gastos, materiais sendo comprados em sua minoria atendendo basicamente o que será produzido e não o que ficara parado esperando algum pedido ou encomenda chegar para que possa ser utilizado, pois tudo aquilo que fica parado em estoque dentro de uma indústria, é contabilizado como  capital parado, um recurso financeiro utilizado para comprar algo que está ali se desvalorizando.

Na maioria das vezes o desperdício em algumas empresas é visto como simplesmente algo normal ou irrelevante, ou seja muitos acham que é só mais uma forma de você produzir mais ou não deixar o seu funcionário parado sem trabalhar.

Se pararmos para pensar que um produto quando é retrabalhado, se ele é produzido com certo tipo de defeito, imperfeição ou com falta de peças para a sua montagem final eu já estou gerando um desperdício muito grande, e mais, quando for realizado o retrabalho nesse mesmo produto, eu estarei o refazendo, ou praticamente isso!

Imagine que estou dobrando o valor do meu produto e o que é pior ainda, sem conseguir repassar esse valor ao mercado consumidor, gerando o meu desperdício, e meu lucro que já é baixo vai todo para o ralo. Isso não pode acontecer em hipótese alguma, como citei acima, ainda mais nos dias atuais, que até um simples copinho de café pode ser reutilizado mais de uma vez.

Esses conceitos de empresa podem muito bem se levados para a nossa casa e utilizados em nosso cotidiano de uma forma muito discreta, mas obtendo um grande sucesso no fim de um período. Deixamos aqui a critério de cada pessoa, na forma de como administrar as situações do dia a dia. Temos vários exemplos:

– Compras em um supermercado: compre somente o necessário, observe as ofertas que costuma ter produtos ótimos nesses tempos de “crise” e são boas alternativas para a contenção de gastos extras;

– Utilização racional de água e energia elétrica: ao invés de lavar roupas todos os dias, se programe para lavá-las uma vez por semana, com isso, a economia de água e luz será significativa, e a água da máquina ainda pode ser reaproveitada para lavar o quintal dos cachorros. (fica a dica);

– Não faça gastos exagerados, evite prestações longas, os juros estão para a hora da morte e não deve ser abusados;

– Planeje muito bem o que comprar e como controlar seus gastos, com simples planilhas ou até mesmo a boa e velha caderneta pode ser um exemplo para você anotar os dados mensais ou quinzenais de gastos.

Imagine se levarmos isso para a nossa vida como fica fácil para se ajustar perante os compromissos de casa no nosso dia a dia. Em empresas não é nada diferente, mas em escala bem maior e não fugindo muito dos exemplos citados no texto, pois ela precisa de todos esses recursos como água, energia, alimentação aos funcionários, entre outros que podem surgir a cada dia.

Na próxima quinta-feira eu volto com mais um texto de tudo o que acontece dentro de uma empresa. Tem alguma sugestão ou dúvida? Nosso canal para troca de informações é o dpelicia@gmail.com. Ótima semana a todos!

Redação 14 News

Redação 14 News

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