19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Coluna fala sobre a Gestão de Pessoas

Olá amigos do Agência14News. No texto da coluna “Ingienare” desta semana vamos falar sobre a Gestão de Pessoas. Vamos lá? Boa leitura a todos!

Gestão de Pessoas
Diego Pelícia
Especial para o Agência14News

Olá internautas que navegam pela página do Agência14news, começo com uma pergunta que no fim do nosso artigo iremos responder com muita naturalidade e franqueza: Se você fosse o gestor de uma empresa, independente do ramo de atuação, (indústria, comércio, agrícola) como você montaria a sua equipe, com pessoas mais velhas ou pessoas mais novas? Não responda agora, vamos ler um pouco e no fim chegaremos a uma conclusão mais precisa. Vamos lá!?

No Brasil as empresas ainda não dominam com perfeição a seguinte pratica que é de suma importância no que diz respeito a pessoas dentro das organizações, é a famosa Gestão de Pessoas, mas o que ela significa?

O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. Já podemos identificar um ponto chave citado nesse parágrafo, potencializar o capital humano, que significa capacitar uma equipe de trabalho, deixar ela mais madura e ativa aos problemas que possam surgir ao decorrer dos tempos. A contratação de profissionais é um grande começo, pois se contratamos apenas pessoas mais maduras, os chamados baby boomers (nascidos na década de 60 e 70) que tem um perfil mais autoritário e sem muita perspectiva de crescimento, podemos cair no mundo obsoleto e uma empresa que quer crescer não pode ficar com esse idealismo. Por outro lado, os jovens da chamada geração Y (nascidos nos anos 90 e 2000) já são mais antenados ao desenvolvimento pleno, é uma grande aposta, mas com eles vem a falta de experiência profissional. Já a geração X (nascidos nas décadas de 80 e 90) é adaptável e veio da evolução dos tempos, além de conseguir ser maleável dentro do contexto que a empresa possa exigir deles perante seu setor ou ramo de atuação.

Pois bem a integração de todos nos mostra que essa miscelânea de culturas pode ser de grande ajuda para a empresa, pois temos 3 gerações que passaram por diversas fases dentro dos anos, os baby boomers, vem de um pós guerra, onde o mundo ainda esta abalado, se reconstruindo, e por isso exige uma seriedade e um empenho maior perante a sociedade, forma-se um caráter mais sério e que seja mais rígido em certas tomadas de decisões favoráveis ou não.

A geração X já vem passando pela grande evolução das comunicações e tecnologias, vem acompanhando esse processo que veio para tirar o mundo do certo “sedentarismo” em que vivia, despertar o novo para que possa gerar novas opiniões, novas ideias, revolucionar o mundo, com isso é um profissional que pode ser moldado de uma forma mais natural, super adaptável a qualquer forma de trabalho e de fácil entendimento na maneira de atuar independente do seu ramo de atuação.

Já a geração Y é muito mais esperta em relação as outras duas no que diz respeito a informação. Enquanto as gerações passadas iam engatinhando na evolução e formando certa base para tudo, a geração Y já veio com tudo, a era da informática, celulares e internet, ajudou muito para que eles avançassem através do tempo. Esses profissionais têm pouca experiência, mas devido a informatização, são muito inteligentes e rápidos em respostas que dependem de buscas em sites, blogs, no uso de computadores com softwares especializados a certas funções.

Em um contexto geral devemos usar as três gerações, não é fácil integrar a todas porque uma vai alegar que os mais novos não têm experiência e não conseguem desenvolver o que é necessário, por outro lado os mais jovens falarão que os mais velhos não aprendem ou não fazem questão nenhuma de aprender. Mas se um bom líder juntar essa equipe e estabelecer seus objetivos e delegar as competências corretas a cada um o sucesso é inevitável!

Se quiserem saber mais sobre as gerações e suas características, indico esse site: https://www.sbcoaching.com.br/blog/comportamento/infografico-conflitos-de-geracoes-no-ambiente-de-trabalho/, é muito bom e explica um pouco de como agir em situações desse porte, e como cada geração possui uma característica diferente da outra.

Eu já dei a minha resposta, agora é a sua vez, deixe um comentário em relação ao texto para que possamos discutir as ideias, vamos lá, a ideia e opinião de vocês leitores é muito importante!

Na próxima quinta-feira eu volto com mais um texto de tudo o que acontece dentro de uma empresa. Tem alguma sugestão ou dúvida? Nosso canal para troca de informações é o dpelicia@gmail.com. Ótima semana a todos!

 
Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes