Desde 2015 | A informação começa aqui!

Coluna fala de Manutenção Corretiva

Olá amigos do site Agência14news. No texto da coluna “Ingenare” desta semana vamos continuar falando sobre a Relação entre a Manutenção e Qualidade de Produtos. Vamos lá? Boa leitura a todos!

Manutenção e Qualidade de Produtos parte IV – A Manutenção Corretiva
Diego Pelícia
Especial para o Agência14News

Manutenção corretiva é aquela de atendimento imediato à produção. Esse tipo de manutenção baseia-se na seguinte filosofia: “equipamento parou, manutenção conserta imediatamente”.  Não existe filosofia, teoria ou fórmula para dimensionar uma equipe de manutenção corretiva, pois nunca se sabe quando alguém vai ser solicitado para atender aos eventos que requerem a presença dos mantenedores. Por esse motivo, as empresas que não têm uma manutenção programada e bem administrada convivem com o caos, pois nunca haverá pessoal de manutenção suficiente para atender às solicitações. Mesmo que venham a contar com pessoal de manutenção em quantidade suficiente, não saberão o que fazer com os mantenedores em épocas em que tudo caminha tranquilamente.

Como as ocorrências de emergência são inevitáveis, sempre haverá necessidade de uma equipe para esses atendimentos, mesmo porque, não se deve ter 100% de manutenção preventiva. Dependendo do equipamento, às vezes é mais conveniente, por motivos econômicos, deixá-lo parar e resolver o problema por atendimento de emergência. Mesmo em empresas que não podem ter emergências, às vezes elas ocorrem com resultados geralmente catastróficos.

Exemplo
Empresas aéreas: Nas empresas que convivem com emergências que podem redundar em desastres, deve haver uma equipe muito especial de manutenção, cuja função é eliminar ou minimizar essas emergências.  A filosofia que deve ser adotada é: “emergências não ocorrem, são causadas. Elimine a causa e você não terá novamente a mesma emergência”.

Mas como diagnosticar o problema para que possa ser resolvido?
A equipe de manutenção corretiva deve estar sempre em um local específico para ser encontrada facilmente e atender à produção de imediato. Como a equipe não sabe o local onde vai atuar, o usuário com problemas deverá solicitar o atendimento por telefone, porém, para efeitos de registro e estatística,  ele deverá emitir um documento com as seguintes informações:

– Equipamento;
– de qual seção;
– que horas parou;
– quantas horas é utilizado por dia.

Um analista da equipe de manutenção corretiva atende ao chamado, verifica o que deve ser feito e emite uma ficha de execução para sanar o problema.

Por hoje é só, amigos! Na próxima semana eu volto com mais um texto abordando o assunto de manutenção e qualidade dentro de uma empresa, sala de aula ou em um bom bate papo. Tem alguma duvida ou sugestão? Nosso canal de troca de informações é o dpelicia@gmail.com. Ótima semana a todos!

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também