20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Circuitos Hidráulicos na Coluna “Ingienare”

Olá amigos do site Agência14News. No texto da coluna “Ingienare” desta semana vou falar sobre Circuitos Hidráulicos! Vamos lá? Boa leitura a todos!

Circuitos Hidráulicos
Diego Pelícia
Especial para o Agência14News

Hidráulica é uma palavra que vem do grego e é a união de hydro = água, e aulos = condução/tubo é, portanto, uma parte da física que se dedica a estudar o comportamento dos fluidos em movimento e em repouso. É responsável pelo conhecimento das leis que regem o transporte, a conversão de energia, a regulação e o controle do fluido agindo sobre suas variáveis (pressão, vazão, temperatura, viscosidade, etc).

Em nosso dia a dia podemos citar vários exemplos de utilização da hidráulica, como o acionamento do freio de um carro, funcionamento de prensas hidráulicas, o fluxo sanguíneo em nossos corpos, pois através de uma bomba denominada coração, ele irriga e faz com que nosso corpo funcione com o sangue correndo em nossas veias.

QUAIS AS SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS?

ESQUEMA DE CIRCUITOS E COMO COMPOR O SISTEMA
O esquema do comando do sistema está baseado em uma ordenação, isto é, todos os símbolos pneumáticos são desenhados em um sentido horizontal e em cadeia de comando.  A combinação de comandos básicos simples, de funções iguais ou diferentes, resulta em um comando mais amplo com muitas cadeias de comando. Dessa forma, em razão da ordenação, além de facilitar a leitura, elimina ou reduz o cruzamento de linhas.

ESQUEMA CIRCUITO BÁSICO LINEAR
Circuito básico de um cilindro de dupla ação, através de uma válvula direcional 4/2 vias, acionamento por alavanca e retorno por mola.

Funcionamento: acionando a alavanca da válvula direcional na posição em paralelo, a pressão do óleo passa de P para A, avançando o cilindro, onde o óleo da câmara dianteira do cilindro é descarregado para o tanque de B para T. Desacionando a alavanca, a mola comuta a válvula para a posição cruzada, a pressão do óleo passa de P para B retornando o cilindro, onde o óleo da câmara traseira do cilindro é descarregado para o tanque de A para T.

Aplicação: em circuitos sem paradas intermediarias do curso do cilindro e/ou para manter a pressão no cilindro, compensando vazamentos internos do sistema hidráulico.

Concluindo, em muitas situações, os sistemas hidráulicos são subutilizados ou utilizados de forma incorreta, pela falta de informações claras e objetivas que proporcionem aos técnicos o acesso aos conhecimentos, permitindo a otimização do potencial das máquinas e equipamentos em geral.

Na próxima semana eu volto com mais um texto de tudo o que acontece dentro de uma empresa, sala de aula ou em um bom bate papo. Tem alguma duvida ou sugestão? Nosso canal de troca de informações é o dpelicia@gmail.com. Ótima semana a todos!

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes