29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Cidades terão apuração mais ágil com transmissão online dos locais de votação

Nestas eleições, a Justiça Eleitoral de São Paulo utilizará o sistema JE Connect para transmissão de resultados. Trata-se de ferramenta que viabiliza a transmissão do boletim de urna diretamente de alguns locais de votação, garantindo agilidade na totalização dos votos, sem comprometimento da segurança.

O JE Connect transmitirá dados de 78 pontos, em 49 municípios do Estado de São Paulo, inclusive na capital. As zonas eleitorais de Santo André, Ourinhos, Bragança Paulista, Itapecerica da Serra, Franca e Piracicaba, Arandu, Itaí, Paranapanema (zona eleitoral de Avaré), Barão de Antonina e Riversul (zona eleitoral de Itaporanga), Espírito Santo do Turvo, Ipaussu, São Pedro do Turvo, Bernardino de Campos (zona eleitoral de Santa Cruz do Rio Pardo), Mineiros do Tietê (zona eleitoral de Jaú) são algumas das que vão se utilizar da tecnologia. Botucatu não consta na lista.

Na capital, as Zonas de Santa Ifigênia (3ª ZE), Ermelino Matarazzo (326ª ZE), Sapopemba (350ª ZE), Grajaú (371ª ZE), Parelheiros (381ª ZE), Cidade Tiradentes (404ª ZE) e Pedreira (418ª ZE) farão uso do JE Connect.

A transmissão dos dados será feita através de um computador da Justiça Eleitoral, instalado no local de votação, por meio de conexão disponível através de uma rede privada virtual (VPN), que garante total segurança ao tráfego de dados. A agilidade dos trabalhos é garantida pelo fato de a mídia onde se encontram os dados das urnas ser lida no próprio local de votação, às vezes distantes da sede da zona, em vez de precisar ser levada ao cartório eleitoral.

No pleito de 2014, o TRE-SP adotou o JE Connect, em caráter experimental, em 4 zonas eleitorais e todas as participantes tiveram ganho de performance na apuração dos resultados.

A utilização do JE Connect para as Eleições 2016 foi aprovada pelo TRE-SP por meio da resolução nº 384/2016, na qual constam os locais que utilizarão o sistema. (Com TRE).

Veja a lista completa das cidades.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes