Pais que não levaram seus filhos para a vacinação, como a que protege contra a paralisia infantil poderão ter que responder ao Ministério Público sobre a situação.
O Conselho Tutelar informou que a Secretaria de Saúde nesses casos pode enviar ao Conselho Tutelar os cadastros das crianças que não tomaram as vacinas para que o Conselho notifique os pais, e caso não vacinem seus filhos, poderão ser advertidos, e o caso ser comunicado ao MP se a negligência persistir.
O secretário municipal de Saúde, Marcello Felicio disse ao 14News que aguarda-se uma reunião com o Conselho Tutelar para alinhar as estratégias e medidas a serem tomadas daqui para a frente.
“Já existe uma lei estadual que exige a carteira de vacinação na matrícula. Falta da vacina considerada obrigatória não impede a matrícula mas é dado um prazo de 60 dias para regularização da carteira da vacinação da criança. Após esse prazo é acionado o Conselho Tutelar”, destacou o secretário.
Além disso, o Estatuto da Criança e do Adolescente no seu Capítulo I – do direito à vida e a saúde – Artigo 14 – Parágrafo Único – diz que:“É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.”
Desta forma os pais poderão chamados desta vez no Fórum para explicar a falta de cuidados com a prevenção de doenças em seus filhos.
Até o dia 21/10 o índice de vacinados contra a Pólio estava em 68% – abaixo do mínimo de 95% do total.
QUAIS VACINAS:
No último sábado, 15, a Secretaria de Saúde de Botucatu realizou uma grande ação para vacinar crianças e adolescentes que estão com as carteirinhas desatualizadas. Todas as unidades funcionaram no período da manhã e também foi instalado um posto de vacinação volante no Shopping Park Botucatu. Além disso, a Secretaria também mobilizou equipes para visitar casas de famílias com vacinas atrasadas.
Nesta ação, foram vacinadas 335 pessoas, sendo que as maiores procuras foram pelas vacinas contra o HPV, Febre Amarela e Meningite.
A estratégia da Saúde foi ampliar a cobertura vacinal da população, principalmente crianças e adolescentes, em conformidade com a Campanha de Multivacinação promovida pelo Ministério da Saúde.
Os pais que ainda não levaram seus filhos têm até o dia 31 de outubro para procurar uma unidade de saúde e atualizar a carteirinha de vacinação dentro da Campanha Nacional contra a Polio e Multivacinação. Depois desta data, a vacinação será feita de acordo com a rotina do Plano Nacional de Imunização.
Em Botucatu, as unidades de saúde vacinam de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30 e a sala de Vacina Noturna, que funciona no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, abre de segunda a sexta-feira das 18 às 21h30.
As vacinas são gratuitas e é necessário que crianças e adolescentes esteja acompanhadas dos pais ou responsáveis no momento da imunização. Também é necessário apresentar a carteirinha de vacinação e um documento com foto.
Serviço:
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores
Telefone: 3811-1100