A Comissão Eleitoral composta para acompanhar a consulta à comunidade para eleição do novo diretor e vice-diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) realizou na manhã dessa quinta-feira, 11 de maio, na Sala da Congregação, a apuração dos votos do pleito.
A chapa única, que teve como candidato a diretor o Professor Titular Carlos Magno Castelo Branco
Fortaleza e candidato a vice-diretor o Professor Associado Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção, foi
eleita com 882 votos (93,87%). Desse total, foram 144 votos de docentes, 259 votos de servidores
técnico-administrativos e 479 votos de discentes. No total foram apurados 945 votos, sendo 27 votos em Branco (3,21%) e 36 votos nulos (2,91%).
Durante as últimas semanas, três debates foram promovidos pela Comissão Eleitoral (um para cada
segmento – funcionários, alunos e professores) com objetivo de os candidatos apresentarem suas ideias e propostas de gestão. Além disso, a chapa visitou as mais diferentes seções e departamentos da FMB para dialogar com os eleitores. O eleitorado foi formado por docentes, discentes e servidores técnico-administrativos que possuem vínculo com a Universidade Estadual Paulista (Unesp).
A votação aconteceu nos dias 9 e 10 de maio com a utilização do sistema institucional e-Voto. Cada eleitor recebeu através de seu e-mail funcional, as instruções e um link que lhe permitiu votar de qualquer computador ou dispositivo móvel. Para facilitar ainda mais a participação dos eleitores, a Comissão Eleitoral instalou cabines de votação no prédio da administração da FMB, na Central de Aulas, no DGAA (Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e no NEAD.TIS (Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde).
A homologação do resultado da eleição está prevista para o dia 19 de maio. Carlos Fortaleza e Pedro
Lourenção tomarão posse como diretor e vice-diretor, respectivamente, no dia 20 de julho para cumprimento de um mandato de quatro anos. Eles substituirão a atual diretoria, composta pelas
professoras Maria Cristina Pereira Lima (diretora) e Jacqueline Costa Teixeira Caramori (vice-diretora).