26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Câmara Municipal discutiu fios soltos, quedas de energia, turismo e pandemia

Fios soltos em postes da cidade. Na manhã de quinta-feira, 15/04, pela terceira vez no ano vereadores de Botucatu participaram de reunião remota para discutir esse tema. Numa reunião ampliada, os vereadores Alessandra Lucchesi (PSDB), Marcelo Sleiman (DEM), Érika da Liga do Bem (REPUBLICANOS), Lelo Pagani (PSDB) e Palhinha (DEM) conversaram com representantes da CPFL e de operadoras que usam os postes de responsabilidade da concessionária sobre as reclamações e possíveis formas de solucionar o problema. Estiveram representadas as operadoras Vivo, Claro, LP Net, Tim, Algar, Ultrawave e Telecom. Ficou acordado que a CPFL fará um estudo e mapeamento em relação a sobras de fios e cabos de linhas mortas que ficam pendurados nos postes e, então, uma “faxina” em etapas, de acordo com os resultados do estudo.

Num segundo momento, os vereadores continuaram conversando com os representantes da CPFL, mais uma vez sobre as constantes quedas de energia, sobretudo nas últimas semanas. “Eles nos explicaram os motivos das quedas e se comprometeram a, em conjunto com o Legislativo e com participação do Executivo, traçar um plano de ação no sentido de rever a legislação, especialmente no que diz respeito à poda preventiva de árvores próximas a redes de energia”, comenta o presidente da Câmara, vereador Palhinha. A concessionária também ficou de se inteirar se houve avanço na legislação sobre soltura de pipas, considerado uma das causas das quedas de energia, além de fatores como descargas elétricas decorrente de chuvas.

Como desdobramentos desses encontros, a Câmara deve realizar em breve uma audiência pública para que a população também possa esclarecer suas dúvidas. “Vamos continuar acompanhando de perto essas duas questões. A partir dos encontros já temos um panorama geral dos principais problemas que afetam os botucatuenses nessa área e traçamos propostas práticas de atuação”, diz Palhinha. Segundo ele, os parlamentares vão se dedicar de imediato a três frentes: criar um termo de compromisso com todas as operadoras que fazem uso dos postes, de forma a viabilizar a faxina dos cabos soltos; acompanhar o trabalho de podas de árvore e, se necessário, aprimorar a legislação vigente; e rever a legislação sobre a soltura de pipas, inclusive avaliando a possibilidade de criar um espaço específico para essa prática.

Pandemia

Na tarde da quinta-feira foi a vez de os vereadores Abelardo (REPUBLICANOS) , Cula (PSDB) e Sargento Laudo (PSDB) se reunirem virtualmente com o prefeito de Chapecó/SC, João Rodrigues (PSD). O tema do encontro foram as ações adotadas pelo município catarinense no enfrentamento à pandemia de Covid-19. A ideia inicial de um deslocamento dos vereadores para ver de perto a situação da cidade foi deixada de lado em função da distância, do custo da viagem e, sobretudo, dos protocolos sanitários vigentes no país.

Turismo

E já no início da noite de quinta-feira, os integrantes da Comissão Temporária de Turismo da Câmara apresentaram a agentes do turismo local sugestões de ações conjuntas entre o Legislativo, o COMUTUR (Conselho Municipal de Turismo) e a Secretaria Adjunta de Turismo. Além dos vereadores Marcelo Sleiman (DEM, Lelo Pagani (PSDB), Silvio (REPUBLICANOS) e Alessandra Lucchesi (PSDB), participaram do encontro op presidente do COMUTUR, Cristiano Vieira, e os membros Lucas Martins, Samir Abdallah, Alexandre e Rafael Romagnoli. Pela Secretaria Adjunta de Turismo participaram a secretária adjunta, Roberta Sogayar, e a colaboradora Carolina.

O presidente da comissão, vereador Marcelo Sleiman destacou a necessidade de apresentar os trabalhos realizados para a normatização dos serviços, utilização dos equipamentos públicos e privados de turismo na cidade de Botucatu e sua importância em trabalhar na trilogia Câmara Municipal, Conselho de Turismo e Poder Publico Municipal.

Os vereadores Lelo Pagani, Silvio dos Santos e Alessandra Lucchesi manifestaram a disposição em contribuir de forma ativa na regulamentação, normatização e assessoramento das políticas públicas dessa área, que está diretamente ligada à geração de renda e emprego e faz parte de um grande arranjo produtivo de serviços e produtos da cidade, norteando as ações sob o enfoque do desenvolvimento econômico sustentável.

O presidente do COMUTUR relatou que há anos trabalha no segmento e é a primeira vez que o Poder Legislativo realiza um movimento de aproximação com os agentes que desenvolvem a política pública de turismo no município, apesar de algumas ações isoladas em outros momentos, como da vereadora Alessandra Lucchesi (Cuesta Limpa) e o projeto de ativação do Trem da velha Sorocabana por meio do vereador Sargento Laudo (PSDB).

A secretária adjunta do Turismo também se declarou satisfeita por estar fazendo parte desse momento de planejamento do Turismo, área bastante afetada pelo atual momento pandêmico.

Para os participantes do encontro, essa integração deve trazer bons frutos para o turismo local, pois, o trabalho concentrado em torno do mesmo objetivo pode fazer os atrativos e eventos turísticos da cidade ganharem relevância no cenário regional, estadual, nacional e até mesmo mundial. (Da assessoria da Câmara Municipal).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes