O imóvel onde funcionava a filial da Botucatu Têxtil, fabricante do icônico jeans brasileiro Staroup que ganhou popularidade a partir da década de 70, será leiloado no próximo dia 13 de setembro. A área, com 6.923 m² em Avaré (SP), terá um lance inicial de R$ 5.321.000,00. A primeira fase do leilão, determinada pela Justiça, será conduzida pela plataforma Positivo Leilões e durará quatro dias. O valor arrecadado será destinado ao pagamento de parte das dívidas com credores da indústria.
A venda da propriedade integra o processo de liquidação dos ativos da Botucatu Têxtil, cuja falência foi decretada em 2012. A empresa enfrentou graves dificuldades financeiras, iniciando um processo de concordata (atualmente conhecido como recuperação judicial) no começo dos anos 2000. Em 2008, a situação se deteriorou ainda mais, resultando em uma nova tentativa frustrada de recuperação judicial, que culminou na falência da empresa quatro anos depois.
O patrimônio da Staroup a ser leiloado inclui também o prédio da antiga sede da indústria em Botucatu, atualmente alugado, cuja renda é destinada aos credores via depósito judicial. Duas áreas localizadas em uma região comercial privilegiada de São Paulo, incorporadas à massa falida graças a uma ação da administração judicial, igualmente serão colocadas a venda. Por fim, após a alienação de todos os imóveis, a marca Staroup será leiloada. Tanto essas propriedades quanto a marca ainda estão na fase de avaliação, com o valor de mercado a ser definido pela perícia judicial.
Segundo Erick Teles, leiloeiro público, o leilão dos bens da Staroup, incluindo a própria marca, desperta nostalgia e interesse tanto no mercado da moda quanto na memória afetiva dos brasileiros. Ele afirma que a venda desses ativos pode marcar um novo capítulo na história da empresa e da marca. “A venda do imóvel onde funcionava a filial da Staroup em Avaré é apenas o início desse novo capítulo. Este espaço não só oferece um grande potencial para diversas finalidades comerciais, como também contribui significativamente para angariar recursos para a massa falida. Aqueles que adquirirem este imóvel investirão em um local com história e potencial de crescimento”, afirma Erick.