Depois de muito tempo pessoas pedirem para conseguir casar em uma das mais belas construções arquitetônicas sacras, o Santuário Nossa Senhora de Lourdes de Botucatu voltou a realizar casamentos.
A informação foi dada pelo frei Honorato durante entrevista ao Programa Estação Notícia no 14News.
Algumas celebrações já foram realizadas neste ano e a intenção é celebrar 2 matrimônios por mês.
BELEZA SACRA
A histórica do Santuário Nossa Senhora de Lourdes, na Rua João Passos, 80, no Centro tem a ver com a vinda dos frades capuchinhos a Botucatu. A convite de Dom Lúcio Antunes de Souza (1º Bispo de Botucatu). A igreja centenária é ligada à Província dos Capuchinhos de São Paulo. O local pode ser visitado no horário comercial durante a semana e aos sábados e domingos durante ou nos horários próximos das celebrações religiosas. Chama a atenção o estilo arquitetônico barroco que pode ser notado principalmente nas imagens, altar-mor, vitrais, altares laterais, telas, afrescos e gruta.
Não apenas a arquitetura se destaca. As pinturas internas são outro atrativo, bem como a Imagem de Nossa Senhora de Lourdes esculpida na França, o relógio com seu som de um carrilhão e seu acabamento externo em pastilhas brancas e azuis. O santuário conta com uma torre. A gruta em pedra localizada em frente à Igreja é uma réplica da gruta das aparições à Santa Bernadete. No local também existe a residência dos frades. O estilo das celebrações é o contemplativo. Apesar da sua beleza arquitetônica, essa igreja não abriga casamentos.
DESDE 1918
“O Centenário de Inauguração do Santuário Nossa Senhora de Lourdes está diretamente ligado à história do arcebispado de Botucatu. O Santuário teve a sua primeira pedra fundamental em 1914 e foi inaugurado em 1918. A torre não tem condições de sustentar quase meia tonelada dos sinos, assim foi construído um campanário ao lado do nosso Santuário. ( Do 14News).