No domingo (31) ocorreu uma feijoada com samba organizada por amigos para ajudar Edmilson José Mariano, 47 anos, o “TÓ de Botucatu”, que sofreu um AVC – Acidente Vascular Cerebral e que tem necessitado de cuidados que são próprios desse tipo de enfermidade.
“A Feijoada amigos do Tó” foi realizada no salão de festas do Sindicato dos Servidores (SISPUMB). “Foi um sucesso absoluto graças à colaboração de muitos amigos, colaboradores, pessoas que entenderam e abraçaram essa causa beneficente, que contou com a participação também do grupo de samba e pagode AIKITÁ – que deu um SHOW – com um novo componente o amigo do Tó e Prefeito Municipal de Botucatu Mário Pardini. Deus abençoe imensamente a todos”, comentou o presidente do sindicato, Fernando Pascussi.
O evento foi divulgado também pelo 14News convidando as pessoas a participar desse ato importante.
O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é popularmente conhecido como Derrame. Isto ocorre quando o suprimento sanguíneo é reduzido ou bloqueado, podendo haver a perda súbita da função neurológica, ocasionando lesões cerebrais que podem ser: pequenas, severas, temporárias ou permanentes. O AVC pode ocorrer a qualquer hora, durante qualquer atividade e até durante o sono.
O que fazer na suspeita de AVC?
Dirigir-se imediatamente a um serviço de emergência hospitalar.
Por que internar?
Para evitar as complicações, investigar o tipo e a causa do AVC e realizar a terapêutica apropriada.
Onde internar?
Em unidades especiais compostas por profissionais especializados, como a Unidade de AVC do HMSJ.
Trombolítico
Atualmente existe um medicamento, que se administrado em até 4,5 horas do início dos sintomas reduz o grau de invalidez nos pacientes com AVC do tipo Isquêmico.
Alguns serviços oferecem a trombectomia mecânica (retirada do coágulo) que está bloqueando a artéria através de cateterismo.
Porém, o ideal é que o tratamento inicie o mais breve possível. Cada minuto a menos representa mais cérebro (neurônios) salvo. (dados do AVC retirado do link).