28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Alunos conhecem rádio durante visita

Os alunos do 6º ano da Escola Municipal Prof. Jonas Alves de Araújo estiveram ao vivo na manhã desta quinta-feira (1º) nos estúdios da Rádio F-8 para participarem ao vivo e conhecerem os bastidores de “O Palanque”.

A visita teve o intuito de mostrar aos jovens como a notícia é produzida numa emissora de rádio. Para além disso, os alunos puderam conhecer como são gravadas as chamadas, como é feita a produção artística e como a notícia que chega diariamente pelas ondas da tradicional AM tem sido transmitida há mais de 50 anos pela emissora, a primeira do gênero na cidade.

“Nessa fase do estudo de Códigos e Linguagens prevista nos materiais didáticos, as crianças dessa idade têm contato com a estrutura inicial da notícia que é o lead (lide, em português), que são as perguntas básicas que os jornalistas devem fazer ao apurar um fato relevante e nada melhor do que os estudantes verem como a notícia é feita em tempo real. Para além disso, o rádio AM é algo que perpassa gerações e ainda tem muita importância na produção de pautas voltadas à prestação de serviços e comunitárias. É um gênero que ainda tem seu espaço e a geração mais nova precisa conhecer”, disse Rodrigo Toffolli, professor de Língua Portuguesa.

Estudantes na parte técnica.

No museu da Rádio Emissora, os estudantes puderam acompanhar equipamentos que fizeram parte das transmissões ao vivo de eventos importantes dos mais de 50 anos de história da rádio, além de saberem mais dos programas humorísticos, das radionovelas e da parte artística e cultural que o rádio ocupou em tempos onde a FM, a TV e a Internet ainda não dominavam os lares botucatuenses e não eram unanimidade entre os mais jovens.

A visita também foi um encontro entre o passado e o futuro, já que os programas são transmitidos ao vivo pelo streamming e por fã page em vídeos, formatos que o rádio antes não suportava e que agora fazem parte da rotina tanto da produção artística, quanto do jornalismo.

“Para uma geração que é essencialmente educada hoje para o visual, foi uma chance de ver como sonoplastia, estúdio e o ao vivo ainda causam aquele friozinho na barriga de quem se dispõe a falar ao microfone”, completou o professor Rodrigo Toffolli.

Os alunos foram recebidos pelo radialista Clayton Diniz que falou sobre a rádio e equipamentos, onde depois os alunos acompanharam uma parte do programa O Palanque apresentado por Cristiano Alves e Fran José, onde ainda tiveram contato com a parte técnica de Wildiner Tofoli. Eles falaram no estúdio ao vivo no programa de notícias e depois ainda conversaram no programa seguinte Show de Alegria de Clayton Diniz.

Também participaram de um bate-papo com o jornalista Cristiano Alves, que falou sobre como é a produção de notícias como as policiais e a importância da notícia na vida de cada um.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes