Desde 2015 | A informação começa aqui!

Teia de aranha vira atração no setor leste

Lucimara da Silva e o filho Kaynan de 7 anos se depararam com uma “obra de arte” feita por aranha, na Avenida A do Jardim Ciranda, em Botucatu.

As pessoas param e tiram foto da perfeição do que a aranha produziu por ali e que chama a atenção.

Ela diz que achou “incrível” e “impressionante” a “obra” aranha o que mostra a beleza da natureza.

Como curiosidade ela encaminhou a foto e vídeo ao 14News.

Uma teia é uma armação de fios de seda extremamente finos criada por aranhas a partir de glândulas produtoras de uma fibra proteica excretada de suas fieiras.

Segundo Vadinei Campanucci da Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu, “são aranhas tecelãs, não são de importância médica, ou seja, inofensivas para nós”.

As teias capturam insetos que ficam presos devido à textura impregnante da seda, servindo de alimento às aranhas. Todavia, nem todas as espécies de aranhas constroem teias para capturar presas, sendo que outras espécies nem mesmo são capazes de tecer fios.

TIPOS DE ARANHA: E AS QUE APARECEM EM CASA

Algumas aranhas aparecem dentro de casa, na escola e nos meios de transporte porque vivem exclusivamente no ambiente urbano. E isso não tem nada a ver com falta de limpeza: é porque elas preferem locais fechados, com pouca luminosidade e com presença de insetos, seu alimento favorito. Por isso, é bem comum encontrá-las atrás do sofá, dentro de armários e tecendo suas teias no teto sob nossas cabeças.

A boa notícia é que a grande maioria das aranhas que vivem dentro ou ao redor de casa não são perigosas, por isso não precisamos ter medo delasPorém, a maioria é venenosa, por isso não se deve tocar em nenhuma delasNa dúvida, chame um adulto que poderá tirá-la do local com segurança, explica o aracnologista Antonio Domingos Brescovit, do Instituto Butantan.

“Quase 90% das aranhas que aparecem dentro de casa não trazem perigo para pessoas e animais. Algumas até picam, mas o veneno não tem efeito em humanos porque é muito fraco. É mais comum elas tentarem fugir do que picar”, afirma o pesquisador.

Que aranhas são essas?

As espécies mais comuns que habitam ambientes domésticos aprenderam a viver nestes locais por questão de sobrevivência. Elas são na grande maioria importadas, isto é, vieram de outros continentes desde os tempos da colonização onde se mantiveram nas residências e, em geral, não disputam espaço com as aranhas nativas. Por isso, é comum elas se alimentarem de outras aranhas que tentam entrar em seu território.

“A aranha maria-gorda, por exemplo, deve ter vindo com os navios negreiros da África; a aranha treme-treme veio da Europa e deve ter chegado nas caixas dos primeiros colonizadores; há ainda as que vieram da Ásia, como algumas espécies de papa-moscas”, explica.

Por isso, por mais que se retirem as aranhas de dentro de casa, ou de outros ambientes, elas ou seus parentes voltam porque não sabem viver de outra maneira, conta o pesquisador.

“Um exemplo é a aranha-de-canto-de-parede (Nesticodes rufipes), que é a mais comum nas casas e apartamentos. É uma espécie nativa, mas que saiu diretamente das cavernas e foi morar dentro das casas, onde fica escondidinha nos cantos. Ela pode ser colocada para fora, mas vai voltar para lá”, conta.

Mas não é por que ficam escondidas que essas aranhas são pouco importantes. Elas têm um papel ecológico, ou seja, comem insetos como moscas e mosquitos, que ajudam a limpar as próprias residências onde habitam, explica Brescovit.

VENENOSAS MAIS PERIGOSAS

Já as que existem na natureza podem causar acidentes com algum sintoma mais preocupante. A reportagem constatou junto a um médico 3 casos de acidente neste mês em Botucatu. As pessoas tiveram que ser medicadas em casa devido ao ferimento que estava se espalhando. Foi necessário uso de antibiótico e pomadas com a indicação médica. Em uma situação como essa é preciso procurar orientação de um profissional.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também