A parceria é antiga. Tanto é que o apelido da dupla é Tico e Teco. Renata Costa, a Koki, e Grazi já se conhecem há mais de 15 anos. Apesar de atuarem em posições diferentes – Koki é zagueira, e Grazi, atacante –, a amizade e o entrosamento da dupla é algo bom de assistir. Elas jogaram pelos times de Botucatu e São Manuel treinadas por Edson Castro, que implantou o futebol feminino na região de Botucatu e faleceu este ano.
Pela Seleção Brasileira, Koki e Grazi têm duas medalhas de pratas olímpicas e um vice-campeonato mundial. Além de 2004 e 2008, disputaram os Jogos Olímpicos de 2012 e os Mundiais de 2007 e 2011.
Depois de Londres 2012, Koki foi para a Rússia e agora, em seu retorno ao Brasil, escolheu o Audax, time em que sua parceira estava para atuar no futebol nacional. A dupla disputou Campeonato Brasileiro no início do ano e o Paulista.
Nas quartas de final da Copa do Brasil jogou contra o Flamengo. No jogo de ida ficou empatado em 1 a 1 com gols de Larissa, para o time carioca, e Chu, para a equipe paulista. A partida foi uma oportunidade de Grazi e Koki reverem amigas antigas, como a zagueira Tânia Maranhão, que atua pelo Flamengo, e Pretinha, que mora no Rio de Janeiro e foi assistir ao confronto.
Audax e São José entram em campo para decidirem a grande final da Copa do Brasil de Futebol Feminino às 19h30 desta quinta-feira (27), no José Liberatti, em Osasco (SP). De um lado, a equipe estreante na competição comandada pelo jovem Arthur Elias. Do outro, a equipe veterana e bicampeã comandada por Emily Lima, que poderá ser a primeira técnica a conquistar uma Copa do Brasil Feminina. Nesta final paulistana não há favorito, ambos os times chegam embalados e empatados no placar, após o 2 a 2 no primeiro jogo.
Depois dessa decisão as jogadoras deverão estar em Botucatu, onde tiveram também atuação. Um jogo para homenagear Edson Castro será realizado em Botucatu no dia 15/11 onde várias ex-jogadores estarão presentes.
(Com assessoria CBF).