Desde 2015 | A informação começa aqui!

Judoca Michel Augusto busca consagração olímpica

Primeiro judoca do Sesi-SP a garantir classificação para uma Olimpíada, Michel Augusto, da equipe de Alto Rendimento de Judô sediada no Sesi Botucatu, busca agora a consagração. Competindo na categoria até 60kg, o atleta estreia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 neste sábado, 27, com as lutas preliminares da modalidade começando a partir das 5h (horário de Brasília) e a fase final às 11h. A transmissão oficial será feita pela TV Globo, SporTv e CazéTV.

– Foto: 14News Botucatu: Michel com a família.

Em sorteio realizado na manhã desta quinta-feira, 25, o caminho de Michel no torneio já começou a ser traçado. Na primeira rodada, o brasileiro enfrenta Sebastian Sancho, da Costa Rica, adversário que Michel já venceu no ano passado. Em caso de vitória, o judoca do Sesi Botucatu enfrentará Ryuju Nagayama, do Japão.

O judoca do Sesi Botucatu chega às Olimpíadas de Paris 2024 após ser campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e do Pan-Americano e Oceania de Judô em 2024, sediado no Rio de Janeiro. Michel também fez participações importantes para seu ranking no Grand Prix de Portugal, no qual foi vice-campeão, e no Aberto de Perth, conquistando o bronze.

– Entrevista gravada com os pais do judoca.

A relação com o judô

Michel Natan Felix Augusto tem 19 anos, é natural de Bastos, interior de São Paulo, e sua entrada no judô teve uma razão mais simples que o sonho olímpico: não ter tempo livre. “Minha mãe me colocou no esporte porque não queria que eu ficasse sem fazer nada, aí eu acabei fazendo muitos esportes. Já fiz futebol, natação, beisebol também, mas o que eu segui mesmo, que eu gostei mais, foi o judô.”, revelou Michel.

Sua cidade natal, nesse caso, acabou sendo muito importante. O atleta que viria a ser o primeiro judoca do Sesi-SP em uma Olimpíadas foi para o judô por ser uma tradição de Bastos. “Não foi muito especial não. O Judô na minha cidade é muito popular, sabe? É uma cidade tradicional japonesa, o judô e o beisebol são os dois esportes da cidade. Daí eu fui ver uma aula de judô e já ingressei”, disse. O bastense começou os treinos por um ano, para conhecer o esporte, mas logo no segundo já se apaixonou: “Foi no meu segundo ano de treinos que eu falei: ‘Mano, é isso que eu quero pra mim.'”.

– O atleta falou com o 14News.

Primeiras mudanças na carreira

Michel seguiu no judô de Bastos até os 14 anos, competindo em disputas regionais e nacionais, até chegar em uma grande mudança. O judoca se transferiu para o Projeto Futuro, um centro de treinamento na capital paulista, e iria competir pelo São Caetano. Além de ter uma mudança brusca de realidade ao chegar na maior cidade da América Latina, Michel passaria por um outro teste: “Eu lutava pelo São Caetano e treinava no Projeto Futuro. Mas aí veio a pandemia, voltei para minha cidade, um tempo difícil”. O período de pandemia da COVID-19 foi de preparações para Michel que, em 2021, acabou recebendo o convite para treinar com a equipe do Sesi-SP. (Texto da Assessoria do Sesi-Judô).

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também