O primeiro atleta olímpico do Sesi Judô, Michel Augusto é agora o terceiro melhor judoca do mundo na categoria até 60kg. A Federação Internacional de Judô (IJF) atualizou o ranking internacional na última segunda-feira, 19, com o judoca do Sesi Botucatu subindo seis posições após resultados expressivos no cenário internacional.
Em março de 2025, Michel já havia feito história, sendo o primeiro judoca do Sesi-SP a figurar entre os dez melhores judocas na categoria até 60kg. Desde então, o atleta do Sesi Judô foi medalhista no Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia (a primeira medalha da história do Sesi-SP em um Grand Slam), e campeão do Pan-Americano e Oceania Sênior.
O resultado no torneio na Geórgia e o título continental resultaram em 1500 pontos para o judoca do Sesi Botucatu, alçando-o para a terceira colocação. Michel fica atrás apenas de Ryuju Nagayama (2º), medalhista de bronze nas Olimpíadas de Paris 2024 — tendo vencido o atleta brasileiro nas oitavas de final —, e Luka Mkheidze (1º), medalhista de prata em Paris 2024 e bronze em Tóquio 2020.
Entre os brasileiros, a colocação de Michel Augusto também é de destaque, sendo um dos melhores classificados em sua respectiva categoria. Da Seleção Brasileira, apenas Leonardo Gonçalves, 2º na categoria até 100kg, e Bia Souza, 2ª na categoria acima de 78kg, estão mais bem colocados.
A próxima competição de Michel, agora como terceiro melhor judoca de sua categoria, será o Campeonato Mundial Sênior de Judô, sediado em Budapeste, Hungria. O torneio é o principal evento da modalidade no ano e será disputado entre 13 e 20 de junho. Além do resultado individual, o Mundial também recompensa em pontos importantes no ranking mundial. (da assessoria).

