Fórmula 1 começa 2018 com vitória da Ferrari e Vettel
O tetracampeão Sebastian Vettel riu por último neste domingo na Austrália. O ferrarista venceu a primeira corrida da temporada 2018 com uma boa dose de sorte.
Ele se aproveitou da entrada de um Safety Car e passou o pole position Lewis Hamilton e o companheiro Kimi Raikkonen sem esforço algum.
Sebastian foi beneficiado do fato de postergar sua parada nos pits após Hamilton e Kimi já terem feito suas trocas de pneus.
Quando o Safety Car veio à pista, forçando os pilotos a serem mais lentos, Vettel ganhou tempo, parou nos boxes e retornou justamente à frente de Lewis.
Hamilton bem que tentou ir para cima no fim da prova, mas não foi capaz de superar Vettel após um erro a 11 voltas do fim. Sebastian conseguiu sua 48ª vitória em sua 100ª aparição no pódio na F1.
Kimi Raikkonen ficou com o último lugar do pódio após segurar o ímpeto do dono da casa, Daniel Ricciardo.
Fernando Alonso também se beneficiou do Safety Car, e arrancou um bom quinto lugar na primeira corrida da McLaren com a Renault. Max Verstappen veio logo atrás, trazendo Nico Hulkenberg.
O top-10 foi fechado por Valtteri Bottas, Stoffel Vandoorne e Carlos Sainz – que reclamou de náuseas pelo rádio no fim da prova.
O conto de fadas da Haas no sábado se tornou um pesadelo no domingo. Os carros de Kevin Magnussen e Romain Grosjean sofreram com erros no box, voltando à pista com rodas mal presas. Os dois, que eram quarto e quinto colocados, acabaram tendo que abandonar. O carro de Grosjean em local perigoso forçou a entrada do Safety Car.
Na relargada, Vettel era líder à frente de Hamilton, Raikkonen, Ricciardo, Alonso, Verstappen, Hulkenberg, Vandoorne, Bottas e Sainz.
Hamilton tentou partir para cima de Vettel, mas errou a 11 voltas do fim e deu adeus a suas chances de vitória.
Top Ten da prova:
1 Sebastien Vettel Ferrari
2 Lewis Hamilton Mercedes
3 Kimi Raikkonen Ferrari
4 Daniel Riciardo Red Bull Renault
5 Fernando Alonso McLaren Renault
6 Max Verstappen Red Bull Renault
7 Nico Hulkenberg Renault
8 Valtteri Bottas Mercedes
9 Stoffel Vandoorme McLaren Renault
10 Carlos Sainz Renault
A segunda etapa da Fórmula 1 acontece no Bahrein, dia 8 de abril.
NASCAR Monster Energy Cup em Martinsville com vitória de Clint Bowyer
Clint Bowyer, disputando a prova nesta segunda feira, por conta do adiamento no domingo por falta de condições meteorológicas, deu à Stewart Haas a quarta vitória na temporada.
Com a mãe natureza ajudando os fãs da NASCAR, com um dia de céu limpo, já que neste domingo a neve foi o principal personagem, o menor oval da categoria principal viu o domínio de Clint Bowyer e um triunfo que não acontecia desde outubro de 2012, em Charlotte, quando ainda competia na equipe de Michael Waltrip.
O piloto de 39 anos quebrou um jejum de 190 provas e se garantiu automaticamente nos playoffs. Com as outras três vitórias de Kevin Harvick, a Stewart-Haas soma quatro êxitos em seis etapas da Cup em 2018.
Kyle Busch foi o segundo colocado, repetindo o resultado pela terceira vez em 2018. Ryan Blaney, Martin Truex Jr. e Kevin Harvick completaram o top-5.
O carro da Chevrolet mais bem colocado foi de Alex Bowman, na sétima posição, seguido de AJ Allmendinger e Chase Elliott.
O heptacampeão, Jimmie Johnson foi o 15º.
TOP TEN em Phoenix:
Pos. Piloto Carro
1 Clint Bowyer #14 Ford Fusion
2 Kyle Busch #18 Toyota Camry
3 Ryan Blaney #12 Ford Fusion
4 Martin Truex Jr. #78 Toyota Camry
5 Kevin Harvick #4 Ford Fusion
6 Joey Logano #22 Ford Fusion
7 Alex Bowman #88 Chevrolet Camaro SS
8 A.J. Allmendinger #47 Chevrolet Camaro SS
9 Chase Elliott #9 Chevrolet Camaro SS
10 Brad Keselowski #2 Ford Fusion
A NASCAR Cup folgará no próximo fim de semana de Páscoa e retorna no dia 8 de abril, com a etapa do Texas.
Copa Truck abre temporada em Cascavel com Wellington Cirino disparando na classificação
Wellington Cirino e AM MotorSport/império Truck Racing mostraram que a temporada 2017 foi o laboratório de que precisavam para virem forte este ano.
Logo na primeira prova da temporada, a equipe “beliscou” três troféus nas duas corridas disputadas no Autódromo Zilmar Beux, e saiu com a liderança na Copa Sul, além de pontuar para colocar a Mercedes-Benz na liderança entre as montadoras.
Wellington Cirino é o líder do campeonato com 39 pontos, obtidos com a vitória na primeira corrida e um segundo lugar na segunda corrida, além do ponto de volta mais rápida da segunda prova.
André Marques era só sorriso depois da etapa. Ele também foi ao pódio na segunda corrida, com um terceiro lugar, depois de ter ficado com o quinto lugar na primeira corrida.
“É muito bom poder sentir esse gostinho de pódio, voltar a tomar banho de champanhe e celebrar com toda a equipe que trabalhou muito por isso tudo. Pra todos nós, estar na liderança do campeonato com o Cirino e colocando a Mercedes-Benz entre as líderes de montadoras, reforça a energia para seguir”, disse André, que pilota o #77 da equipe.
Classificação da corrida 1
Cl Piloto Truck
1 Wellington Cirino #6 Mercedes
2 Felipe Giaffone #4 Volkswagen
3 Beto Monteiro #88 Iveco
4 Renato Martins #9 VW-MAN
5 André Marques #77 Mercedes
6 Régis Boessio #83 Volvo
7 Giuliano Losacco #90 Iveco
8 Débora Rodrigues #7 Volkswagen
9 Alex Fabiano #333 Mercedes
10 Djalma Fogaça #72 Ford
11 Luiz Lopes #99 Iveco
12 Fábio Fogaça #27 Ford
13 Witold Ramasauskas #13 VW-MAN
14 Rogério Castro #30 Volkswagen
15 Zé Maria Reis #12 Iveco
Não completaram 75% da prova
16 Luiz Renato Luhrs #46 Scania
17 Roberval Andrade #15 Scania
Classificação da corrida 2
Cl Piloto Truck
1 Giuliano Losacco #90 Iveco
2 Wellington Cirino #6 Mercedes
3 André Marques #77 Mercedes
4 Débora Rodrigues #7 Volkswagen
5 Witold Ramasauskas #13 VW-MAN
6 Luiz Lopes #99 Iveco
7 Renato Martins #9 VW-MAN
8 Régis Boessio #83 Volvo
9 Alex Fabiano #333 Mercedes
10 Zé Maria Reis #12 Iveco
11 Beto Monteiro #88 Iveco
12 Luiz Renato Luhrs #46 Scania
13 Fábio Fogaça #27 Ford
14 Djalma Fogaça #72 Ford
Classificação Copa Sul (extra-oficial)
1º – Wellington Cirino, 39 pontos
2º – Giuliano Losacco, 31
3º – André Marques, 29
4º – Renato Martins, 25
5º – Débora Rodrigues, 24
6º – Beto Monteiro, 23
7º – Felipe Giaffone e Regis Boéssio, 22
8º – Luiz Lopes, 19
9º – Alex Fabiano e Witold Ramasauskas, 18
10º – Djalma Fogaça, 12
11º – Fábio Fogaça e Zé Maria Reis, 11
12º – Rogério Castro, 6
Classificação do campeonato de montadoras:
- Mercedes-Benz – 67
- VW-MAN – 59
- Iveco – 57
- Volvo – 23
- Ford – 18
- Scania – 0
A Copa Sul, da Copa Truck, será decidida no próximo dia 15 de abril, em Guaporé. Os três primeiros colocados da Copa Sul garantem vaga na grande final da Copa Truck, em dezembro.
Volta Rápida
– A Renault de Carlos Sainz apresentou um problema na bomba que leva a água ao piloto. Sainz bebeu muita água e, com a força G constante, ele sentiu náuseas e dores no abdome. Logo após o termino da prova, o piloto procurou o centro médico para um exame. Está tudo ok com o piloto.
– Após a prova da Austrália, Toto Wolff, chefe da Mercedes, estava visivelmente abatido com a performance de seus pilotos. Prova disso foi ninguém da chefia da equipe dar uma entrevista após a prova.
– Na largada da segunda prova da Copa Truck, houve um acidente envolvendo vários trucks, que também podemos chamar de big one. Pilotos como Renato Martins, Roberval Andrade, Djalm Fogaça ficaram de fora por boa parte da prova, não pontuando.
Fale conosco, estamos esperando sua sugestão sobre matérias, críticas e comentários. Você, amigo leitor, é nosso principal combustível. Esta coluna é feita para você. Nosso e-mail à sua disposição 24 horas, 7 dias por semana é motor14news@gmail.com.
Parceiro: www.planetavelocidade.com.br
Uma boa semana, automaníacos. Até a próxima.
“Mais uma vez a Ferrari nos pegou com sua estratégia.”
Niki Lauda, diretor da equipe Mercedes, sobre a estratégia da Ferrari para por Vettel a frente de Hamilton.
Reinaldo dos Santos Filho mora em São Manuel/SP, tem 49 anos, é jornalista especializado em automobilismo, administrador de empresas, escritor, piloto profissional e membro da Irmandade M.C.. Pai do Thiago Augusto, Roberta, Luís Guilherme e Giovanna.
Matéria sob responsabilidade do autor (Mtb 82.886/SP)