Se há um esporte que tem foco total na definição dos músculos do corpo humano é o fisiculturismo. Corpos gigantes e sarados se destacam como sinônimo de saúde e força em cada campeonato.
Quem pratica musculação com certeza, além da orientação profissional, deve possuir alguns mecanismos particulares que compõem cada rotina de treino.
Mas como será o treino de uma campeã nacional e internacional do esporte? Aline Machado, brasileira, respondeu isso ao ser questionada sobre o que seria mais importante na academia: a carga de peso ou o número de repetições.
Na verdade, segundo ela, o correto é focar na conexão neuromuscular e sentir de fato o músculo trabalhando.
“Focar no músculo que estamos treinando, esmagar o músculo no final da contração do
movimento e descer controlando sem fazer movimento pendular, sem, digamos, roubar. Parece simples isso que eu estou dizendo mas, resumindo, o correto é focar no nível do seu esforço muscular”, explicou.
Para Aline, se a pessoa treina normal, só empurrando o peso e faz movimentos errados, quando ela passa a dificultar, controlando o peso e não simplesmente só empurrando-o, aumentando de fato o esforço, dando o pico de contração, fazendo o treino focado 100% nesses detalhes, com certeza ela terá que diminuir a carga.
“Vejo muita gente pegando muito peso e comprometendo a execução. Além de ter risco de lesão, ela não sente o músculo alvo trabalhando. Daí então vem a ideia de reduzir a carga para ter uma melhor ativação neuromuscular”, detalhou.
“Mas, na verdade, o treino com carga e com mais repetições se completam, por isso sempre são intercalados em uma periodização de treino”, adendou.
Sobre Aline Machado
Aline Machado é uma atleta de fisiculturismo com oito anos de carreira. Ela já conquistou muitos títulos importantes dentro do esporte. Aline é Bi campeã estadual, Campeã Brasileira, Bi campeã do Arnold Classic, Tri campeã do Olympia Amateur Las Vegas, Brasil-Argentina, Entre outros títulos.
Além de ser atleta , é digital influencer e atualmente cursa nutrição – está finalizando os dois últimos estágios para se formar.
Nas redes sociais ela compartilha não só a sua rotina como também dicas, treinos, tudo sobre sua preparação para os campeonatos, além de motivar principalmente mulheres que buscam mudar seu estilo de vida e ter uma vida mais saudável.