Na manhã desta quinta-feira, dia 17 de março, a botucatuense Antonella Dinucci, de apenas 10 anos de idade, sagrou-se campeã brasileira de esgrima.
O Campeonato Brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira de Esgrima, aconteceu em São Paulo, no Clube Atlético Paulistano e reuniu as mais importantes atletas de esgrima de vários estados brasileiros.
A atleta realizou 12 combates, alcançando o topo do pódio na modalidade florete.
Antonella defende o Esporte Clube Pinheiros, sediado na capital paulista, berço de muitos atletas olímpicos.
Tendo conquistado o título de campeã brasileira, a botucatuense garantiu o direito de representar o Brasil no próximo campeonato sul-americano de esgrima.
Esgrima é a mais antiga arte marcial do Ocidente, na qual os competidores lutam com espada. O objetivo é tocar o adversário e ao mesmo tempo evitar ser tocado por ele. Em cada esgrimista existe um fio preso na arma que se conecta a um aparelho para marcar quantas vezes a arma tocou no adversário.
Esgrima é um esporte olímpico disputado com espada, florete e sabre; começou a ser disputada nas olimpíadas em 1896, em Atenas, na primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna.
Tendo conquistado o título de campeã brasileira, Antonella garantiu o direito de representar o Brasil no próximo campeonato sul-americano de esgrima.
Camilla Dinucci, também botucatuense, mãe de Antonella, nova campeã brasileira, faz questão de deixar registrada os seus agradecimentos ao Esporte Clube Pinheiros e aos técnicos Bernardo Schwuchow e Roberto Lazzarini “que têm sido maravilhosos na preparação de Antonella”.