26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Atletas formam o primeiro time feminino de futebol de amputados do país

Presente na vida de muitos brasileiros, o esporte pode mostrar-se uma verdadeira ferramenta de desenvolvimento individual e social. E nada mais justo do que no Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, destacarmos o papel transformador do esporte na vida de muitos atletas com deficiência. Um exemplo recente foram os Jogos Paralímpicos, que mostraram que a deficiência torna-se uma mera coadjuvante na história.

Desafios diários e quebra de tabus. Adicione a isso o fato de ser mulher e frequentar um ambiente predominantemente masculino. É exatamente o que um grupo de mulheres de Sorocaba, interior de São Paulo, fez, e está fazendo: elas criaram o primeiro e único time feminino de futebol de amputados do país.

A equipe existe há menos de dois meses. Algumas das atletas já praticavam a modalidade, mas em times masculinos. É o caso de Vivi Antunes, a pioneira no time. Vivi perdeu a perna esquerda após sofrer um acidente e encontrou no esporte uma ‘salvação’, como ela mesma afirma: “O futebol hoje em dia é essencial na minha vida!”. A atleta, que tem uma rotina intensa de treinos, é também a primeira mulher no Brasil a fazer um gol na modalidade, marcado enquanto ainda jogava entre os homens.

Equipe feminina de futebol de amputados de Sorocaba – no destaque, a atleta Vivi Antunes (Divulgação)

Por incentivo de Paulo Vasconcelos, técnico do time masculino e idealizador do projeto, elas aceitaram o desafio de formar uma equipe de mulheres. “Por termos a concepção de que o futebol é um esporte quase que exclusivamente masculino, foi desafiador incentivá-las a aderirem ao esporte como ferramenta de inclusão e trazê-las para dentro do campo. Para deixá-las mais à vontade, foi inclusive criada uma comissão técnica somente feminina”, comenta Paulo.

A técnica da equipe é Beatriz Ramos, que nunca tinha vivenciado uma experiência como esta, e afirma: “Trabalhar com o time feminino de futebol de amputados ampliou minha mente e me faz, a cada dia, evoluir como profissional e como pessoa”.

A equipe feminina conta com 11 atletas (pouco mais de um time completo, já que no futebol de amputados, são sete jogadores de cada lado). Além de Vivi Antunes, a equipe é formada por Hetieli, Viviane Aguera, Selma, Letícia Adum, Letícia, Jussara, Amália, Katiane, Rafaela e Eliana, exemplos que mostram que lugar de mulher com deficiência também é onde ela quiser.

Os treinos são realizados uma vez por semana e elas já sonham com o surgimento de novas equipes e com a criação de uma liga profissional. O objetivo é que mais mulheres pelo Brasil se inspirem na equipe de Sorocaba e formem novos times femininos, para que elas possam disputar campeonatos e representar sua cidade.

A modalidade

O futebol de amputados é uma variação do futebol convencional e conta com a participação de jogadores com amputação de membros inferiores e goleiro com amputação de membros superiores. A modalidade chegou no Brasil em 1986, ano em que também aconteceu a primeira competição brasileira, na cidade de Linhares-ES. Atualmente, o Brasil é o único país tetracampeão de Futebol de Amputados, sendo uma das maiores potências da modalidade no mundo.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes