A Doença de Parkinson (DP) é uma doença crônica e degenerativa do sistema nervoso central que afeta principalmente pessoas acima de 50 anos. Ela pode causar perda do controle, tremedeiras, equilíbrio prejudicado, risco aumentado de quedas e dificuldades em atividades básicas da vida diária como escrever ou digitar, segurar talher, utilizar telefone e escovar os dentes.
As pessoas com essa doença possuem os níveis de consciência normal, mas o controle do corpo não. É aí que a atividade física entra, sendo muito importante e indispensável para o tratamento dessa doença, pois ajuda a reduzir a fadiga e o cansaço; melhora o desempenho cardiovascular e torna os músculos mais forte; os neurônios bem mais treinados e rápidos, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida.
Em todas as atividades físicas, deve-se ficar atendo a preservar e manter as funções dos indivíduos em alto nível; melhorar a função motora, incluindo a iniciação do movimento, estabilização do tronco e amplitude de movimentos; reduzir o tremor e a rigidez; melhorar as atividades da vida diária; prevenir complicações secundárias, causadas pela atrofia muscular ou mudança na postura.
É importante avaliar o nível da doença antes de qualquer atividade, verificando a condição motora já afetada, e introduzindo atividades que possam se adequar a cada nível. Consulte sempre um profissional qualificado antes de começar qualquer atividade física.
Tiago Mina – personal
Tiago Mina é personal há 6 anos e trabalha com treinamento funcional, capacitado pelo Core 360, Musculação, Pilates e Corrida de Rua. Atende em Botucatu, no Studio Belo Pilates com treinamento funcional e pilates, a domicílio e em academias, podendo ser aulas individuais, duplas ou trios.
Interessados podem entrar em contato pelo telefone (19) 99626-5652.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news