18 de maio de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Andre Jacoia (38) mudou estilo de vida, emagreceu 50 quilos e disputou 5 maratonas

Andre Jacoia, 38 anos, Menos 50kg (dos 115kg aos 65kg), 5 maratonas.

“Você não pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas você pode começar agora e fazer um novo fim” Chico Xavier. Com essa frase a reportagem começa a contar a história de André Jacoia de 38 anos, morador de Botucatu.

“Desde pequeno acima do peso, sempre com um pacotinho de bolacha ou cheetos na mão. No recreio, na escola, coxinha, cachorro quente e refrigerante eram comuns. Pesar entre 90 a 110 kg, nunca foi problema… adorava me divertir como um qualquer jovem. Festas, churrascos, bares, cigarros, cerveja, amizades, viagens faziam parte do dia a dia. Adorava beber aos fins de semana e me alimentava como se não houvesse amanhã, mesmo sendo responsável na semana, no estudo ou no trabalho”, relata.

Ele diz que começou a pensar sobre o seu estilo de vida. “Até que aos 33 anos, em 2017, as coisas começaram a não fazer mais sentido… Beber todos os dias já não era problema e pesava 115kg. Recordo um dia que o almoço foi feijoada, na janta pizza, e, claro, cerveja. Foi um período que sempre me questionava e queria mudar. Mas não sabia como. Tentava me controlar e quanto mais eu tentava… mais comida, mais bebida e mais festas participava. Era uma frustração atrás da outra pelo fato de não ter controle”.

Mas as coisas começaram a mudar. “Porém, em Agosto de 2017, em um mochilão de 60 dias no Peru, sem roteiro e sozinho tudo mudou. Já conhecia Matchu Pitchu e outros lugares do Peru, o que me levou a seguir uma rota não turística. Primeira parada, cidade de Huaraz, a cidade dos Alpinistas na América.
Muitos montanhistas vão até lá para se aclimatar para grandes montanhas, como o Aconcágua ou Everest. E, eu, com 110 kg, perdido no meio de tudo isso. Após alguns dias em Huaraz, no preparo para seguir viagem para Trujillo (Peru), encontro um brasileiro que tinha voltado de um trecking de 4 dias – O Trecking Santa Cruz”, relata.

“Na pizzaria, o brasieiro, Thomy, contava sobre sua expedição, lugares que passou, da beleza que tinha visto e enquanto comíamos a pizza, perguntei a mim mesmo… Por que não? Mal sabia, mas essa decisão de fazer o Trecking Santa Cruz iria mudar minha vida para sempre. Fui à agência no outro dia pela manhã e passeio marcado – Travessia de 4 dias, 70km, mesmo sem preparo e pesando 110 Kg. Primeiro dia de trecking, um horror, a cada km que andava a dificuldade aumentava… Subidas e Descidas, mochila pesada. No trajeto, só pensava em desistir e pensava: O que estou fazendo aqui? Exausto, chego ao acampamento quase noite já. O clima era de -5 graus. Lembro das pessoas de meu grupo observando no momento em que vou direto para a barraca deitar”, conta.

“Terceiro dia, o mais difícil e o mais longo. Dia de atravessar a montanha de 4700m. Orientado pela guia a sair mais cedo que os outros… começo a caminhar no que seria o dia mais feliz da minha vida. Caminhando solitário, -10 graus, observo a montanha e sinto pela primeira vez uma conexão entre corpo, mente e espírito. Algo novo para mim, na época. Próximo ao ponto máximo dos 4700m.. escuto uma voz, interna ou externa, não sei ao certo, que dizia: – Você vai voltar e fazer tudo diferente. Se você é religioso pode dizer que é Jesus, se é budista buda, se é andino Pacha Mama, ou pode não ter sido nada, também… O fato é que volto da viagem para o Brasil com o mindset mudado, começo a me alimentar melhor e a caminhar diariamente”.

NOTA ETAPA

“Da caminhada aos trotes.. dos Trotes a corridas curtas. Das corridas curtas a primeira prova de 5km em janeiro de 2018. Meia Maratona (21km) em São Paulo, no fim de Fevereiro. Já estava com 72kg, em 6 meses tinha eliminado 40kg. Porém, em Março daquele ano, sofro uma queda em uma corrida de montanha, em Botucatu, onde tenho que operar o punho. Foi o momento para desistir das corridas e de tudo, mas, no caminho da mesa de operação, sendo levado na maca pelos enfermeiros, digo para mim, em silêncio: – Vou completar uma maratona ainda esse ano em menos de 4 horas. Um tempo razoável para um amador”.

“E, após muitos treinos e alimentação balanceada, no dia 23/09/18, completo a primeira maratona em 3h56 na cidade de Buenos Aires. Com 70kg. Momento em que eu disse, na próxima quero completar em 3h30. Não só fiz em 3h30, como em 2019 completo 4 Maratonas, Santiago no Chile 3h24, City Marathon – São Paulo, UPhill – Serra do Rio do Rastro-SC, 42 km de subida, e em dezembro, o ápice, com 65kg, a Maratona de Valência (Espanha) no tempo de 3h14. Ou seja, 4 minutos e 35 por Km”.

MARATONA DE BOSTON

“Passei a viver como um atleta amador, disciplinado e em 2020 a meta era a classificação para Boston. Para isso, é necessário completar a maratona em menos de 3h05. Para um amador ir à Maratona de Boston, é como um atleta profissional ir às Olimpíadas. Um sonho adiado, devido a pandemia e a outros compromissos profissionais”.

MUDANÇA PROFISSIONAL

“Após perder 50 kg, 5 maratonas e no meio da pandemia, peço exoneração do cargo de Auditor Fiscal, para seguir minha missão de ajudar empresas a pagar menos impostos dentro da lei e a vender mais. Desde então acumulo grandes resultados em empresas e pessoas, através de estratégias digitais, seja para negócio ou comércio. Agora, tenho a honra de retornar a Botucatu, cidade natal, e inaugurar a Alcance Consultoria para espalhar conhecimento e gerar valor na vida das empresas e pessoas que buscam crescer exponencialmente”.

“HÁ UM MUNDO DE OPORTUNIDADES”

“E, para finalizar, tenho um recado a você que acha que não consegue fazer algo de diferente, seja emagrecer, se alimentar melhor, mudar de emprego, transformar a vida, transformar a vida de sua família, transformar suas finanças, ter mais tempo, ter liberdade geográfica, liberdade financeira… Só faça. Atire o chapéu do outro lado do muro e vai. Há um mundo de oportunidades que jamais imaginou esperando por você”, finalizou o atleta ao 14News.

André será entrevistado pelo 14News nesta quinta-feira (05/05). Acompanhe pelo nosso Facebook ou You Tube.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes