A amazona de Botucatu Ana Laura Savini, de 11 anos, participa de provas importantes nesse final de ano e algumas já acontecem neste sábado (12), quando estreia na prova dos 3 Tambores, em Pompeia.
A preparação foi feita no Haras Colina Real e esse tipo de prova tem destaque na região, considerada uma das melhores do Brasil e do Mundo.
Essa é uma prova contra o cronômetro. A pessoa está competindo contra ela mesma. Tem que fazer um tempo menor que os outros, mas ela compete contra o relógio. Faz um percurso já determinado: uma curva para a direita e duas para a esquerda e em volta do tambor e depois retorna. A distância é de 145 metros. Quem fizer o menor tempo vence a prova.
O veterinário Fernando Costa responsável pelo Haras, localizado na cidade de Vera Cruz explica que na prova dos Três Tambores existem várias classes. As categorias são divididas em idades, além de amadores e profissionais. Também se divide pela idade dos cavalos.
REGIÃO DESENVOLVIDA
Segundo o treinador, a região do Centro-Oeste Paulista é a mais desenvolvida nesse tipo de esporte e prova (Três Tambores) no Brasil e se destaca mundialmente. “A maior quantidade de competidores e a melhor qualidade de cavalos está no Centro-Oeste do Estado de São Paulo. É a que tem a melhor qualidade comparando com os Estados Unidos, porque existem dois países que tem essa modalidade: Os Estados Unidos e o Brasil que está em segundo lugar. Mais essa região (Oeste) do Estado é considerada uma frota tão grande como a americana”, cita Fernando Costa.
A amazona de Botucatu prepara-se ainda para finais do hipismo nos obstáculos em Bauru, no dia 20 de novembro e em São Roque, no dia 27 de novembro.
Ana Laura Savini tem patrocínio nos saltos de Sumaré Leilões e na Prova dos Três Tambores do Haras Colina Real. Em Botucatu, nos saltos, a atleta treina no Centro Hípico Monte Olimpo.
– Saiba mais sobre a vida da atleta.