Nesta terça-feira (01), Reinaldo dos Santos Filho, estreia como colunista do Agência14News. Sua coluna Motor News será atualizada semanalmente e vai abordar o esporte motor regional, nacional e internacional.
“Nosso objetivo é informar e atualizar os amantes desse esporte sobre todas as noticias, novidades e eventos. Neste espaço, abordaremos também todas as novidades da indústria automobilística”, explica.
Neste final de semana ocorreu a 19° etapa do campeonato de 2016 no México, em um circuito projetado e construído somente para a Fórmula 1.
Como não poderia ser diferente, novamente a equipe alemã Mercedes, emplacou P1 e P2 com Lewis Hamilton e Nico Rosberg, respectivamente, e na P3 houve, até agora em mais de 50 anos de campeonato mundial, um fato no mínimo novo e inusitado: o piloto da Red Bull, Max Verstapen chegou em terceiro mas, devido a uma manobra feita sobre Sebastian Vettel, tetracampeão pela Red Bull e hoje piloto da Scuderia Ferrari, considerada perigosa e que infringiu o regulamento, foi penalizado com um acréscimo de 5 segundos.
Até aí, tudo bem, mas a punição foi aplicada após o término da prova e, quando digo acima que o fato foi novo e inusitado é porque nunca um piloto subiu para a ante sala do pódio, onde se aguarda sua chamada para compor o pódio e, olhando os tempos de final da prova, se depara com a notícia que caiu da terceira para a quinta posição, dando seu lugar ao Vettel. Estranho não? Eu explico: a manobra feita por Verstapen a 3 voltas do final da prova foi defensiva a uma ultrapassagem que sofreria do Vettel. Até aí, defender a posição, conforme o regulamento determina, de que o piloto pode mudar a trajetória do seu carro uma única vez é totalmente legal.
O que o puniu foi que não houve a mudança de trajetória, e sim o Verstapen atrasou a freada na entrada da curva, o Vettel já estava praticamente lado a lado, fazendo com que o carro do Verstapen “espalhasse” na curva e fosse para a área de escape. Até aí, novamente afirmo que o regulamento também prevê essa situação. Mas determina que, quando um piloto numa disputa por posições, sai da pista, ele deve retornar para o traçado principal no menor percurso possível. O que Verstapen não fez. O que fez foi seguir pela grama da área de escape, até chegar na parte de asfalto, não perdendo muito tempo e velocidade, acelerar e voltar para o traçado novamente a frente do carro do Vettel, que nessa hora ou freava ou batia e seria fim de prova para os dois.
A direção de prova entendeu que foi até uma atitude anti esportiva, bem como atitude de risco e de colisão. E quando se chega a essas conclusões as punições podem ser a perda de tempo em segundos (os mesmos segundos os quais o piloto “ganhou” com a manobra) ou sua desclassificação. Sorte dele que perdeu 5 segundos, ficando na P5 e marcando valiosos pontos.
Voltando à briga pelo campeonato, basta Nico Rosberg vencer no Brasil, independente da posição que Lewis Hamilton termine para praticamente colocar a mão no seu primeiro campeonato. A diferença está em 19 pontos, sendo que ainda tem 50 a serem disputados nos GPs do Brasil e Dubai. Devemos nos lembrar que ainda existe o descarte de dois piores resultados, e nesse quesito, Hamilton possui mais maus resultados que Rosberg.
Rosberg vencendo no Brasil e Hamilton chegando abaixo da P4 dá o campeonato de 2016 para Rosberg aqui em Interlagos. Se Hamilton vencer e Rosberg chegar em P2, em Dubai basta a vitória para Rosberg ser campeão. Qualquer outro resultado nas duas ultimas provas Hamilton pode ser tetracampeão.
Os brasileiros Felipe Massa e Felipe Nasr fizeram a corrida que seus carros permitiram: Massa terminou num festejado P9 e Nasr abandonou com seu motor estourado.
NASCAR
Falando rapidamente de outro grande e importante campeonato, a NASCAR, que é o campeonato americano de turismo, que disputa “só” 38 etapas por ano, a SPRINT CUP, que é a principal categoria dentro da NASCAR, está na fase do “CHASE”, onde os 16 melhores colocados em todo o ano, disputam nas 6 provas finais, eliminatórias, o campeonato.
No CHASE, temos em primeiro na tabela o heptacampeão Jimmie Jhonson, com 4044 pontos, seguido por Denny Hamlin, com 4039 pontos. Matt Kenseth, também com 4039 pontos, tem descarte de resultados, estando na terceira colocação da tabela. Na sequência, Kyle Busch com 4037, Joey Logano com 4033, Kevin Harvick com 4021, Kurt Busch com 4019 e em oitavo Carl Edwards com 4005 pontos. Esses são os oito pilotos americanos que tem chances de conquistar o Titulo da NASCAR SPRINT CUP 2016.
MOTO GP
Na MotoGP, principal categoria do motociclismo mundial, Marc Márquez sagrou-se campeão pela terceira vez, com o “Doutor” Valentino Rossi sendo vice e Jorge Lorenzo o terceiro colocado.
Para 2017, ainda não está totalmente fechado o grid, mas assim que estiver todos os pilotos em suas novas equipes, será divulgado.
Para terminar: muitos se perguntam para onde vai Felipe Massa em 2017. Bem, meu amigo e jornalista da Fox Sports, Rodrigo Mattar, veiculou essa semana em sua página nas redes sociais que cogita-se o nome de Felipe Massa para uma categoria mundial, tão importante quanto a Formula 1. Não seria a DTM, que é o Capeonato Alemão de Turismo, pela Mercedes-Benz, e nem pilotaria uma Ferrari oficial WEC, que é o Mundial de Endurance… mas sim para a… Lamborghini, no mesmo WEC.
Não, não é historinha: a marca de Sant'Agata, que desdes a década de 30 é “inimiga declarada” da Ferrari, tem um projeto de LMGTE-PRO em andamento e com previsão de ser anunciado para 2018. E Massa é um dos pilotos fortemente cotados para já em 2017 começar os testes de desenvolvimento do protótipo que dará origem ao carro que correrá na categoria em 2018.
A divisão LMTGE-PRO é a principal dentro da WEC. LMTGE-PRO pode ser chamada também de Grã-Turismo. Seria um novo carro da Lamborghini, derivado do Huracan, mais leve, mais potente e confiável.
Participam da WEC marcas como a Audi, Mercedes-Benz, Auston Martin, Ferrari, Ford (com seu fabuloso modelo GT), Porsche e outras grandes marcas de esportivos mundiais.
Vamos aguardar o desenrolar dessa história.
Uma boa semana, automaníacos. Até a próxima.
“Corra atrás dos seus sonhos, seus objetivos. Por mais impossível que sejam, por mais difícil que pareçam ser, saiba que com fé, perseverança, bravura, foco e determinação você conseguirá alcança-los e realiza-los. Confie em mim.” (Ayrton Senna)
Reinaldo dos Santos Filho mora em São Manuel/SP, tem 48 anos, é Administrador de Empresas, Consultor de TI, Escritor e ex-piloto. Pai do Thiago, Guilherme e Giovanna.
Espero que gostem e participem enviando sugestões de matérias, comentários e calendário de eventos, sejam feiras, exposições, provas de motociclismo, kart, automobilismo, encontros de veículos antigos, motoclubes, etc., pelo e-mail motor14news@gmail.com.