Nesta quinta-feira (04), o sindicato dos metalúrgicos de Botucatu realiza assembleia para avaliar proposta da empresa fabricante de ônibus, Irizar para evitar demissões.
Segundo o sindicato, a proposta é de um acordo para 25% de redução salários e jornada, por 90 dias, para evitar demissões.
O tema será avaliado por funcionários uma vez que com a queda na produção as empresas estão ajustando o seu quadro aguardando um novo equilíbrio e possível normalização das montagens dos ônibus.
O sindicato também informou que esteve reunido nesta semana com representantes da Caio. Apesar do momento de instabilidade a empresa não indicou movimento de demissões neste momento, mas avalia o cenário a seguir.
Sobre a empresa
A Irizar Brasil foi criada, em Botucatu, no ano de 1997. Nasceu de uma joint-venture com uma empresa local especializada na fabricação de ônibus urbano. Esta, procurava um parceiro internacional de prestígio.
O primeiro ônibus rodoviário, o modelo Century, montado pela encarroçadora foi apresentado oficialmente durante a Expobus, em 1998, sendo este o ônibus rodoviário mais vendido da história da Irizar, com mais de 20.000 unidades.
As vendas se iniciaram primeiramente no mercado brasileiro, posteriormente para toda a América do Sul, América Central e Caribe. Depois de estarem presentes em todos estes países, no ano de 2004, começamos a vender nos mercados africanos, sendo Nigéria e África do Sul como os mais representativos. Por último, em 2007, foram vendidas as primeiras unidades para os mercados da Austrália e Nova Zelândia.
Atualmente, a fábrica, no Brasil, está numa estrutura de 39.095,15m², sendo 19.391,80 m² de área construída e capacidade para produzir 4 quatro veículos por dia, possui 500 funcionários e produz o modelo i6 e i6 Plus; atendendo todo o mercado brasileiro, América Latina, África e Oceania.
A Irizar Brasil já produziu mais de 7.000 unidades, destas 70% destinadas à exportação e 30% ao mercado brasileiro, rodando pelas estradas da América Latina, África e Oceania.