Desde 2015 | A informação começa aqui!

Programa com bolsa de 500 reais vai atender 112 jovens de 18 a 24 anos

Por meio de uma parceria histórica que uniu importantes instituições ligadas à indústria na região e a Prefeitura de Botucatu, foi lançado oficialmente na manhã de quinta-feira, 13 de abril, o Programa Emprega Jovem. A cerimônia foi realizada no anfiteatro do Parque Tecnológico Botucatu e contou com a presença de líderes do Ciesp e Senai, além do prefeito Mário Pardini, vereadores e empresários locais.

Durante o evento, foi entregue aos vereadores presentes, entre eles o vice-presidente da Câmara Municipal, sargento Laudo, o Projeto de Lei de autoria do Executivo que propõe a criação do Programa “Acesso ao Primeiro Emprego”, ou “Emprega Jovem”, como já é popularmente conhecido. A iniciativa, que é destinada a jovens de 18 a 24 anos, vai desencadear ações para promover a inserção de jovens no mercado de trabalho.

A Prefeitura de Botucatu vai subsidiar um curso, que será oferecido pelo Senai Botucatu. A capacitação será na área de metalmecânica, apontada por um estudo do mercado de trabalho local, feito pelo Ciesp-SP, como a que concentra a principal demanda por mão de obra qualificada. Além disso, o Poder Público ainda oferecerá aos alunos uma bolsa de estudos. Serão 112 vagas e 1.260 horas de treinamento nas especialidades de: operador de CNC, torneiro mecânico, ajustador mecânico e operador de Centro de Usinagem. O valor da ajuda de custo mensal será de R$ 500.

Compromisso assumido – Hoje, no início da cerimônia de lançamento do programa, foi apresentado o estudo do mercado de trabalho feito pelo Ciesp, com estatísticas atualizadas sobre o cenário econômico e as principais demandas. Ao final, representantes de indústrias associadas ao Ciesp – Regional Botucatu, assinaram um Termo de Compromisso de Apoio ao Programa Emprega Jovem – Acesso ao Primeiro Emprego. Eles se comprometeram, na medida do possível e da necessidade das suas empresas, a incluírem em seus respectivos processos seletivos os jovens oriundos da iniciativa.

O prefeito de Botucatu, Mário Pardini, fez questão de ressaltar em sua fala, que o programa Emprega Jovem é “transformador” e se comprometeu a buscar alternativas para aumentar o orçamento anual, que já é de R$ 1 milhão por ano. “Vamos buscar talentos, especialmente das escolas públicas de Botucatu, e levar para a escola da indústria, que é o Senai. Um dos legados que a nossa administração vai deixar para essa cidade, que completa 168 anos, é a Educação”, enfatiza.

União de impacto – Na opinião de Ricardo Terra, diretor regional do Senai-SP, diz acreditar que essa iniciativa será vitoriosa e terá grande impacto, principalmente pela união do poder público municipal, juntamente com o Legislativo. “Para as empresas é importante, pois é fundamental conectar as oportunidades da formação profissional com as ofertas de emprego. E o Senai entra nessa articulação com objetivo de enxergar quais são as efetivas demandas das empresas e, sob medida, oferecer a qualificação necessária”, observa.

Grupo Caio apoia o Programa Emprega Jovem

Maurício Cunha, vice-presidente industrial do Grupo Caio, diz que o Programa Emprega Jovem é visto com muito otimismo pela empresa, especialmente por estar alinhado com o Programa de Humanização da da sua organização. “Vem reforçar o trabalho que já fazemos na empresa. Os filhos, sobrinhos, irmãos dos nossos colaboradores se envolvem nesse programa, que agora também já trata da qualificação profissional. Agora, o Emprega Jovem vai nos dar um grande impulso”, avalia.

Na visão de Cunha, o mercado de trabalho precisa de jovens preparados. “Infelizmente, muitas vezes vemos trabalhadores que não têm a expectativa correta sobre a postura que se espera de um profissional. Não tenho dúvidas que tem tudo para se expandir para qualquer outra cidade onde haja vontade de se fazer política pública que beneficie a população”, salienta.

Inscrições em breve – Assim que o projeto do Programa Emprega Jovem se transformar em lei, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Relações Institucionais e Trabalho abrirá um edital onde constarão todos os critérios que deverão ser preenchidos pelos candidatos às vagas do curso. Todos passarão, também, por uma avaliação socioeconômica.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Botucatu pelo telefone (14) 3811-1493. (Com assessoria).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também