Desde 2015 | A informação começa aqui!

Prefeitura mantém aulas na rede municipal de ensino

-Secretário Municipal de Saúde Andre Spadaro, o Superintendente do Hospital das Clínicas Andre Balbi e o prefeito Mário Pardini

Após reunião realizada neste sábado (14), entre a Prefeitura de Botucatu junto à comissão de trabalho sobre o Coronavírus acabou decidindo por enquanto manter as aulas na rede municipal de ensino.

“Aulas normais, por hora. O monitoramento das questões epidemiológicas em Botucatu pautarão as decisões. O governo, em particular, Comitê Gestor da situação e Educação estão atentos”, informou o Secretário Municipal de Educação, Valdir Paixão ao site 14News. A decisão poder ser reavaliada entre domingo e segunda-feira, pois o quadro de expansão do coronavírus é feito diariamente.

As escolas estaduais, Unesp, USP e Unicamp decidiram cancelar as aulas adiantando as férias. Isso está sendo ajustado durante a semana. A rede particular (escolas e faculdades) não alterar o calendário.

Coletiva de imprensa sobre corona vírus em SP

GOVERNO ANUNCIOU:

Em acordo com o Ministério da Saúde, ficou definido que haverá interrupção gradual das aulas na rede estadual de ensino a partir de segunda (16), o adiamento de eventos públicos ou privados que reúnam 500 ou mais pessoas e a suspensão por 60 dias das férias de funcionários da rede estadual da Saúde.

As aulas serão interrompidas gradualmente a partir do dia 16 até o próximo dia 23, quando a paralisação será total nas unidades de ensino. O Governo de São Paulo recomenda que a medida também seja adotada por todas as escolas particulares do estado.

Na semana que vem, as escolas permanecerão abertas para receber as famílias dos alunos e oferecer orientações. Uma delas é evitar que crianças e jovens permaneçam em casa sob a tutela dos avós ou parentes com mais de 55 anos. Os idosos formam o grupo mais vulnerável aos sintomas respiratórios graves provocados pelo covid-9.

“As aulas não serão suspensas de forma repentina. As famílias precisam se organizar. Faremos esta comunicação durante toda a semana que vem. A suspensão das aulas é uma forma responsável de prevenção ao coronavírus”, declarou o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares da Silva. Entre os dias 16 e 20, os alunos que já tenham condições de permanecer em casa com responsáveis com idade inferior a 55 anos não necessitam ir às escolas.

Durante a interrupção, a Secretaria da Educação buscará opções para que todos os alunos participem de aulas ou atividades educacionais pela internet. A retomada das ano letivo só será definida conforme o avanço do coronavírus for contido no estado de São Paulo.

GRUPO EM BOTUCATU

Se antevendo a um possível aumento nos casos de Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, a Prefeitura de Botucatu, de forma pioneira, montou uma central para atendimento telefônico e domiciliar de cidadãos com um ou vários sintomas da doença. Também, uma equipe de atendimento específico a pacientes com esses sintomas foi montada e atuará no Espaço Saúde.

A medida foi anunciada pelo Prefeito Mário Pardini na manhã de sexta-feira, 13, quando também foi assinado um decreto instituindo uma Comissão de acompanhamento, controle, prevenção e tratamento do Covid-19.

Participaram do anúncio o Secretário Municipal de Saúde, Dr. André Spadaro, o superintendente do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu, Dr. André Balbi, e também o infectologista e integrante do Centro de Contingência do Coronavírus criado pelo Governo Federal, Dr. Carlos Magno Fortaleza.

Além do atendimento convencional através de toda a rede municipal de Unidades de Saúde, a Prefeitura atenderá a partir de segunda-feira, 23, as pessoas que tiverem dúvidas sobre seus quadros de saúde via telefone no número (14) 3811-1519. Cinco postos telefônicos estarão mobilizados para atender os pacientes e três equipes de enfermeiros e médicos estarão disponíveis para atendimento domiciliar caso necessário.

“Está com sintomas suspeitos do coronavírus? Ligue no 3811-1519, e nossas equipes filtrarão os casos através de perguntas, podendo desencadear desde orientações pelo próprio telefone, até visita domiciliar e encaminhamento a uma unidade de saúde. Estamos, como fizemos em outras situações, nos antecipando a possíveis epidemias na Cidade”, afirma o Prefeito Mário Pardini.

As equipes domiciliares de profissionais de saúde atuarão de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Todos os protocolos de atendimentos orientados pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério de Saúde serão seguidos pelas equipes da Prefeitura.

Aos finais de semana e feriados, um médico e enfermeiros atenderão também pacientes no Espaço Saúde (Avenida Santana, 353 – Centro) das 7 as 19.

Até o momento, Botucatu possui dois casos suspeitos da Covid-19, três descartados e nenhum confirmado, após exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz.

“A população não deve criar pânico. Essa é uma medida de prevenção. Não queremos que, ao sentir os sintomas, o paciente vá inicialmente ao pronto socorro, pois lá pode contaminar outras pessoas, ou quem sabe, ser contaminado. Nossas equipes estarão atentas para tomar as medidas necessárias de acordo com cada caso”, finaliza André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.

DESTAQUES:

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também