Desde 2015 | A informação começa aqui!

Maio Laranja chama atenção para prevenção do abuso sexual contra crianças e adolescentes

O Maio Laranja é a campanha de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Em 2025, essa iniciativa celebra 25 anos de mobilização pelo direito humano e proteção do público infantil.

O dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, em memória ao caso da menina Araceli Crespo de apenas 8 anos, que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no dia 18 de maio de 1973. Em 2024, completam-se 51 anos desse trágico episódio, o que reforça a necessidade de seguir no combate a todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes.

A campanha do Maio Laranja mobiliza toda a sociedade e a rede socioassistencial de todos os municípios brasileiros para que a partir de palestras, capacitações e ações práticas de prevenção.

O conferencista Mauro Dias que é referência em todo o Brasil no combate da exploração de crianças e adolescentes cita a importância não só de se capacitar a rede de profissionais e os técnicos de referência, o que é muito importante, mas também proporcionar uma fala especial para que a família consiga fazer um diagnóstico e ter a visão mais aguçada para perceber sinais de um abuso.

Além disso, Mauro salienta que o foco da campanha que são as crianças e adolescentes precisa de atenção com informações que ajudem a perceberem uma situação de risco. “Dessa forma, através de palestras e oficinas lúdicas é possível ensinar de uma forma leve. Eles compreendem quais os seus direitos e identificam o que é violência”.

Somente no mês de maio, Mauro Dias – associado ao Instituto Nacional Especializado em Pesquisa e Apoio aos Municípios (INEPAM), terá mais de 60 intervenções espalhadas pelo Brasil. Ele, que é especializado no tema, tem capacitado conselheiros tutelares, profissionais da área de assistência social, psicólogos e todos que atuam na rede de atenção, por todo o País.

Números oficiais mostram que em único ano foram recebidas 95.247 denúncias de violência sexual contra menores, 72% dos casos ocorreram dentro da casa da vítima e 40% delas tinham entre 6 e 12 anos. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, a média é de 1 caso a cada 7 minutos no Brasil, porém existem muitas subnotificações, o que sinaliza para um número muito maior de casos.  O perfil dos agressores: 80% são conhecidos da vítima (pais, padrastos, tios ou vizinhos) e 35% dos casos envolvem abuso intrafamiliar.

PARA SABER MAIS:

Disque 100

Um dos chamados da campanha será a conscientização das pessoas para a importância de denunciarem situações de violações de direitos contra crianças e adolescentes. O Disque Direitos Humanos, serviço da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana e registra denúncias de violações, dissemina informações e orienta a sociedade sobre a política de direitos humanos. O canal pode ser acionado por meio de ligação gratuita – discando 100 em qualquer aparelho telefônico. Pela internet, as denúncias podem ser feitas no site da Ouvidoria, pelo WhatsApp (61) 99611-0100 ou Telegram. O serviço também dispõe de atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Equipe do Mauro Dias – (14) 9 9897-5040.

@magico_mauro_dias

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também