Segundo o Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira (LENAD), cerca de 9 milhões de pessoas já experimentaram cocaína ao menos uma vez na vida, e aproximadamente 2 milhões consumiram crack ou derivados. Além disso, o álcool, uma droga lícita, é usado de forma abusiva por 30% dos brasileiros, sendo que 45% dos jovens entre 18 e 24 anos admitem consumir bebidas alcoólicas regularmente.
O impacto do uso de drogas na saúde pública é significativo. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de internações por transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de substâncias psicoativas ultrapassou 300 mil casos em 2022, com um custo estimado de R$ 1 bilhão para o sistema público.
O conferencista Mauro Dias, associado ao Instituto Nacional Especializado em Pesquisa e Apoio aos Municípios (INEPAM), vem percorrendo vários estados brasileiros para levar a prevenção às drogas a crianças, jovens, comunidades, educadores e profissionais que trabalham com essa temática, buscando multiplicar essa iniciativa do bem.
Esse trabalho ganha maior destaque no Fevereiro Vermelho: campanha de conscientização sobre o uso abusivo de álcool e drogas.
Com uma abordagem usando mágica e uma linguagem ideal para cada público, Mauro Dias promove o tema: “Drogas: A Melhor Saída é Não Entrar”.
A palestra utiliza o ilusionismo para entreter e conscientizar milhares de educadores, pais e estudantes.
Essa mensagem traz impacto para um espaço de reflexão antes que o problema se instale em diferentes públicos.
Os eventos são solicitados por empresas, escolas, centros de assistência social, prefeituras e lideranças.
A dinâmica, interação, abordagem, o uso da mágica, trazem uma abordagem própria do conferencista que sempre é convidado a voltar por onde passa para dar continuidade ao trabalho preventivo.
“Está cientificamente comprovado que o cérebro humano absorve melhor uma ideia quando é estimulado por algo impactante. Com isso, trazemos um show de mágica e entretenimento que aborda, de forma lúdica e prazerosa, conceitos e técnicas úteis para o dia a dia”, explicou Mauro Dias.
Com o sucesso desse trabalho pelo País, a expectativa é que toda a rede de proteção e prevenção seja fortalecida nas cidades.
O trabalho de Mauro Dias e a parceria com o INEPAM mostram que é possível abordar temas complexos de forma leve, envolvente e, acima de tudo, transformadora. O INEPAM tem financiado formações e palestras em todos território nacional.
Sobre o INEPAM:
https://www.inepam.org.br/contato
Como contratar: 1499897-5040.
