A reportagem do 14News tem acompanhado a evolução do intercâmbio da estudante Karen Eliza Lemes Nogueira (16 anos), da Escola José Pedretti Neto, que é a 1ª representante de Botucatu classificada para o Programa Prontos Pro Mundo. Trata-se de um trabalho desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educação do Governo do Estado de São Paulo que tem proporcionado a vivência de estudantes da rede pública no exterior.
A aluna da 2ª série embarcou para o Canadá no dia 30 de janeiro. Entre os desafios estão o frio com temperatura que esteve abaixo de zero com neve, adaptação à língua e manter contato com os moradores e demais alunos, além da distância de casa e da família. Segundo os pais e a estudante, essa tem sido também uma experiência importante na área do conhecimento e vivência com outra cultura.
SOBRE O PROGRAMA
Os primeiros 500 estudantes classificados para o Prontos Pro Mundo iniciaram uma temporada de estudos em países de língua inglesa. Os destinos são Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.
Os selecionados participaram de um curso intensivo de inglês oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, após pré-seleção com base no desempenho na edição de 2023 do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
A mãe Renata Caroline da Conceição também falou sobre a experiência vivida pela filha no Canadá.
Veja outro aluno de escola pública de Botucatu que foi selecionado para intercâmbio: