Desde 2015 | A informação começa aqui!

Dissertação defendida na Unesp é finalista do Educador Nota 10

-A professora unespiana Suzi Dornelas Rocha que concorreu na premiação

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), coordenado pela Unesp no âmbito dos Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) da Capes, está colhendo frutos e conquistas.

No resultado das finalistas (TOP 50) da edição de 2020 do Prêmio Educador Nota 10, iniciativa das fundações Victor Civita e Roberto Marinho, duas alunas do ProEF foram classificadas: as egressas Suzi Dornelas e Silva Rocha, do câmpus de Bauru da Unesp, e Cybele Câmara da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A professora unespiana Suzi Dornelas Rocha, graduada em Educação Física na Faculdade de Ciências e Tecnologia do câmpus de Presidente Prudente da Unesp, concorreu na premiação com a sua dissertação apresentada no ProEF, intitulada “Viajando pela cultura africana e afro-brasileira: relações étnico-raciais na educação física”.

Orientado pela professora Andresa de Souza Ugaya, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências (câmpus de Bauru), o trabalho gerou dois produtos educacionais: um material didático, chamado “Planejamento pedagógico: um diálogo com a cultura africana e afro-brasileira” e outro audiovisual, com o nome “Viajando pela cultura africana”.

Ao candidatar-se para o prêmio, a professora Suzi Rocha descreveu sua pesquisa de mestrado apresentando o processo pedagógico que teve ênfase em jogos e brincadeiras de matrizes africanas, os quais levaram os alunos a expandirem seus conhecimentos e vivências acerca das histórias e das culturas desse continente e a valorizar a identidade afro-brasileira. Ela abordou também a ação realizada na escola apontando o papel da família e a participação desta no evento organizado pelos estudantes, ressaltando a importância do diálogo respeitoso entre essas instituições sociais em prol de uma educação qualitativa e transformadora.

Prêmio Educador Nota 10, uma duas premiações mais respeitadas e concorridas da educação básica brasileira, recebeu quase 4.000 inscrições de professores e gestores de todas as unidades da Federação, que apresentaram suas práticas para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira. Os projetos concorrentes se referem a práticas realizadas em 2019 e a maioria deles é de autoria de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.

Dos 50 projetos finalistas, selecionados em razão do potencial para inspirar boas práticas na educação brasileira, serão escolhidos os dez vencedores e aquele docente que receberá o título de “Educador do Ano”.

O ProEF é um mestrado profissional em Educação Física semipresencial oferecido pela Capes e coordenado pela Unesp, tem duração de dois anos e alunos de 11 instituições de ensino superior diferentes. Dos 14 polos presenciais do ProEF, a Unesp possui três polos: na Faculdade de Ciências (FC) em Bauru, no Instituto de Biociências (IB) em Rio Claro e na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), em Presidente Prudente. 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também