Desde 2015 | A informação começa aqui!

Alunos da Unesp fazem visitas nas comunidades durante curso

A reportagem do 14News e do Jornal da Muni 2ª edição falou com Rayene Cunha, professora no Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medina da Unesp de Botucatu. Ela abordou importância da comunidade em receber os alunos em formação nas profissões da Saúde nas visitas domiciliares.

Nesta quinta-feira, os alunos do primeiro ano dos cursos de Medicina, Veterinária e Enfermagem, começam ir a campo, fazer visitas domiciliares dentro da IUSC. A sigla refere-se à disciplina “Integração de Unidades de Saúde e Comunidades” da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Botucatu, que foca na promoção da saúde coletiva e na articulação entre a atenção primária e a rede de saúde. 

No dia 26 de maio de 2017, foi realizada no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) a aula inaugural da Interação Universidade Serviço – Comunidade (IUSC). A iniciativa tem o objetivo de propiciar aos alunos de graduação estratégias que possibilitem o desenvolvimento de ações para a integralidade do cuidado e promoção da saúde da comunidade em que estão inseridos.

Este programa compõe um conjunto de três disciplinas ministradas a alunos dos primeiros anos de medicina e enfermagem. O caráter inovador não está só na abordagem problematizadora da realidade que é adotada, como também no seu caráter interprofissional, ao trabalhar conjuntamente com discentes de medicina, enfermagem e nutrição e nas estratégias pedagógicas empregadas, como a narrativa.

Uma característica que marca esse programa desde seu início é o trabalho de formação docente. A experiência de ensino na comunidade tem sido um espaço de produção de conhecimento interdisciplinar no encontro entre saúde, educação e trabalho na atenção primária à saúde e na formação para o SUS.

Sobre o IUSC

O Programa IUSC foi aprovado pela Congregação da FMB em 2002 e desde 2007 é oferecido como disciplina curricular do conselho de curso de graduação da Instituição. Desde 2008 é cursada pelos alunos de enfermagem contemplando a proposta de integração entre cursos. Desde 2016 tem a participação de professores e estudantes da nutrição do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) e de professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).

O IUSC se propõe a contribuir com a ampliação da compreensão de que a clínica não é só um conjunto de ações individuais; de que as intervenções de promoção e prevenção são fundamentalmente ações coletivas, e o acolhimento às necessidades básicas de saúde pode e deve acontecer na rede de atenção à saúde com a centralidade da atenção primária.

Em 2017, o IUSC passou a utilizar como uma ferramenta de processo de avaliação formativa o portfólio reflexivo que permite ao estudante aprender de forma independente e incentivá-lo a refletir sobre o seu próprio desempenho. Pode conter uma planilha ou listagem de atividades, mas exige reflexão sobre as escolhas dos relatos. Existe ainda a proposta de trabalhar com maior ênfase a perspectiva da estratégia de saúde da família e seus instrumentos.

Todo desenho do IUSC articula-se ao Pet-Saúde GraduaSUS, programa do Ministério da Saúde no qual a FMB participa atualmente em parceria com a nutrição e a medicina veterinária.

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também