29 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Alunos da rede pública e privada farão a prova do Saeb em novembro

No período de 06 a 17 de novembro, alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino participarão das avaliações do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Além dos alunos dos 5º e 9º anos, também participam das avaliações os alunos da 3ª e 4ª série do Ensino Médio e de forma amostral para os 2º anos selecionados. Os estudantes fazem provas de Língua Portuguesa e Matemática. Este ano está prevista para ser implementada a avaliação de Ciências Humanas e Ciências da Natureza para o 5º ano do Ensino Fundamental.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, junto as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes