As transferências internacionais consistem, em resumo, em enviar e receber recursos financeiros em moedas estrangeiras. É uma forma rápida e segura de enviar dinheiro para outros países, além de já fazer o câmbio das moedas para o país que está sendo enviado.
Ao fazer uma transferência internacional existem alguns códigos no caminho, chamados de canais bancários, que irão armazenar as instruções que você envia ou recebe durante uma transferência internacional. Estes canais são compostos por várias informações, entre elas os códigos IBAN e SWIFT.
O IBAN é o número que permite identificar o país, agência e conta bancária em formato internacional. Cada conta possui um número de IBAN próprio. Já o SWIFT funciona como identificador da sua instituição financeira escolhida.
Cada plataforma irá definir quais moedas serão trabalhadas. As mais comuns são: USD, EUR, GBP e CAD.
Todos os países podem receber ordens, desde que não estejam na lista de embargos internacionais (países com ditadura, guerra ou sistema financeiro pouco confiável).
“Ao fazer a cotação da transferência, a sua instituição escolhida irá informar com quais moedas ela trabalha, assim como irá mostrar o câmbio entre elas de acordo com a cotação do momento. A Exon trabalha atualmente com as moedas USD, EUR, AUD, CAD, GBP, CHF e JPY. Nossas transferências podem ser feitas a partir de um cadastro simplificado, que abre um limite automático de 20.000 USD/ano para o cliente”, destaca Matheus Carnelossi, COO da Exon.
Cada instituição financeira irá cobrar uma taxa para receber/enviar e realizar as transações financeiras. Algumas podem definir taxas fixas sobre a transferência, outras operam por meio de spread, fazendo a cotação de câmbio do momento e aplicando um percentual sobre o valor. Em média, os bancos podem cobrar de 3% a 4% por operação. A Exon se destaca no mercado operando com um custo inicial de 1,3% por operação.
Sobre a Exon
A Exon é uma plataforma de transferências financeiras para empresas importadoras/exportadoras que une tecnologia de ponta e atendimento especializado. A plataforma também atende pessoas físicas que necessitam transacionar valores em moeda estrangeira. (Da assessoria).