29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Empresa cidadã: quando o salário-maternidade pode durar mais tempo

Quando uma colaboradora se afasta do trabalho em razão do nascimento ou adoção de filho, é possível receber o salário-maternidade do INSS no período em que estiver de licença. Normalmente este período corresponde a 120 dias e ela terá todo o salário garantido.

O salário-maternidade é fundamental nesse momento delicado, tendo em vista todos os cuidados que são necessários ter. Mas, o que muita gente não sabe é que existe a possibilidade de estender o salário-maternidade por 180 dias.

– Edvaldo Garcia da Sigma.

Este benefício é destinado às mães que trabalham em empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã. Acompanhe!

Programa Empresa Cidadã

Se você é ou pretende ser mãe, sabe que o nascimento ou a adoção de um filho é um dos momentos mais marcantes da vida. E é assim que empresas incluídas no Programa Empresa Cidadã também pensam.

Por isso, possibilitam que as suas colaboradoras tenham a licença maternidade estendida. Para essas instituições que aderem ao programa, é uma grande vantagem essa medida. Visto que um dos principais benefícios defendidos por essas empresas é a qualidade de vida e o bem-estar dos seus trabalhadores.

Em regra, toda empresa deve pagar 120 dias de salário-maternidade para a mãe empregada. Já uma empresa cidadã, além de pagar os quatro meses obrigatórios, possibilita que o salário-maternidade seja estendido por mais 60 dias, totalizando seis meses.

Além disso, a extensão do benefício também pode ser concedida ao pai empregado em uma dessas instituições. Em casos de licença paternidade, o período legal estabelecido é de 5 dias. Com a prorrogação através do Programa Empresa Cidadã, esse prazo aumenta para 20 dias.

Dessa forma, o prazo para solicitar a prorrogação do salário-maternidade para quem trabalha em uma empresa cidadã é:

para a mãe: até o final do primeiro mês após o parto;

ao pai: até os dois dias úteis após o parto.

Segundo a lei, essa possibilidade de extensão também se aplica aos casos de adoção. Podendo o prazo de duração variar de acordo com a idade da criança. Com certeza, essa é uma medida muito satisfatória para a mãe ou ao pai que trabalham em uma empresa que faz parte do programa.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes