Ocorre neste sábado (4), a partir da 0h, o reajuste anual dos valores das tarifas de pedágio das 21 praças do trecho rodoviário sob concessão da Eixo SP, segundo informou o Governo do Estado ao 14News.
Prevista no contrato de concessão, que é fiscalizado e gerenciado pela ARTESP – Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo, a atualização da tarifa será de 12,13% com base na inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do período.
“Cabe salientar que o contrato de concessão da Eixo SP prevê mecanismos de descontos para os usuários, como 5% para os que utilizam o pedágio automático e o DUF (Desconto de Usuário Frequente), que estabelece abatimentos progressivos na tarifa, dentro do mês, a cada vez que o usuário passa pela mesma praça de pedágio – o desconto pode chegar a 90%”, diz a ARTESP.
O Governo do Estado de São Paulo informa que “tem mantido o compromisso de atualizar as tarifas de pedágio apenas uma vez ao ano, em índices de acordo com a inflação do período, somente nos aniversários dos contratos, conforme previsto nos editais de concessão. Diferentemente do Governo Federal, a ARTESP não repassou a conta de eventuais prejuízos e perdas em decorrência da crise gerada pela pandemia às tarifas dos pedágios”. Veja as tarifas no site da ARTESP.
A Eixo SP também divulgou como ficam as novas tarifas. (do 14News).