Na noite de terça-feira (16/07), a Câmara de Botucatu, por meio da sua Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade, realizou audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025.
A legislação, uma das mais importantes em relação ao orçamento municipal e que serve de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), é disposta pelo Projeto de Lei Complementar 13/2024, de autoria do Prefeito, que já está em trâmite na Casa desde o dia 28 de junho.
Por meio de uma apresentação com dados numéricos, o Secretário Municipal de Governo detalhou a LDO, ou seja, quanto o Poder Executivo espera arrecadar e como pretende usar os recursos públicos em cada área, estabelecendo assim metas e prioridades à administração municipal, que têm impacto direto na vida dos cidadãos.
Para 2025, por exemplo, a LDO estima que o orçamento da cidade deve ser de R$ 747,5 milhões, cerca de R$ 21 milhões a mais que 2024.
Além do secretário, estiveram presentes vereadores da presente legislatura. O público também pôde participar, tanto de forma presencial, como remota. No geral, foram levantados questionamentos em relação a mudanças em legislações que podem impactar o município, verbas para áreas específicas, como cultura e saúde, emendas impositivas, etc.