Desde 2015 | A informação começa aqui!

São Paulo registra 152 casos confirmados para coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde registra nesta segunda-feira (16) 152 casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19) em SP. Destes, 145 residem na Capital, 1 em Santana do Parnaíba, 1 em Ferraz de Vasconcelos, 1 em Carapicuíba, 1 em São Bernardo do Campo, 1 em São Caetano do Sul, 1 em Santo André e 1 em Mauá.

O Estado também registra 1.177 casos suspeitos e 623 descartados. Até o momento, não há óbitos que se enquadram no critério técnico da doença.

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (16) a restrição do atendimento presencial nas repartições públicas estaduais, visando impedir aglomerações e reduzir a chance de disseminação do novo coronavírus. A determinação é que os agendamentos deem prioridade a serviços digitais e que possam ser atendidos pela internet ou por correspondência.

Serviços como os do Detran.SP, Poupatempo e Centros de Integração da Cidadania (CICs) vão priorizar serviços online e atendimento à distância. A rede de restaurantes Bom Prato terá horário estendido para redistribuir o fluxo de atendimentos, além de reorganização de mesas e cadeiras. As escolas públicas estaduais também iniciaram nesta semana a interrupção gradual das aulas presenciais, e as escolas privadas podem aderir à estratégia.

Museus, bibliotecas e centros culturais administrados pelo Governo do Estado ficarão fechados por 30 dias. O Governador também estende a recomendação para fechamento de cinemas, teatros e casas de espetáculos pelo mesmo período. Estão suspensos os eventos estaduais e a recomendação se estende aos de cunho privado.

Parte do funcionalismo estadual passará a trabalhar de casa a partir desta terça (17), por 30 dias inicialmente. O sistema de teletrabalho vai abranger servidores com idade a partir de 60 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas, hipertensos e pacientes com baixa resistência imunológica.

A medida não se aplica aos servidores de Saúde, Segurança Pública e Administração Penitenciária, além de outros serviços essenciais – metrô, trens, ônibus metropolitanos, Sabesp, Fundação Casa e Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual).

O Governador ainda determinou a criação de um comitê administrativo extraordinário para tomar medidas emergenciais durante a pandemia, sob o comando do Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia

Dicas de prevenção:

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Combate às fake news

O Governo do Estado possui um site específico para orientar a população sobre o tema e enfrentar a disseminação de fake news: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.

Nele, é possível encontrar explicações gerais e materiais para download, incluindo um Guia de Prevenção e uma relação de dúvidas frequentes, além de cartazes, vídeos e áudios de entrevistas com especialistas.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também