27 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Idosos de casas de repouso recebem a quarta dose contra a Covid em Botucatu

Nesta sexta-feira (7/1/22) os idosos do Asilo Padre Euclides de Botucatu receberam a quarta dose contra a Covid-19, segundo apurou o site 14News.

A ideia é proteger as pessoas com idades mais avançadas que residem em casas de longa permanência para evitar surtos.

O asilo não teve o registro de Covid-19 durante a pandemia. Já outras casas de idosos da cidade tiveram surtos e óbitos.

A reportagem também recebeu a informação de familiares de idosos que esses abrigados receberam também essa segunda dose de reforço em uma casa de repouso particular da cidade.

São Paulo

Pacientes imunossuprimidos acima de 18 anos já podem tomar a segunda dose de reforço contra a Covid-19 na cidade de São Paulo, segundo o G1. A segunda dose adicional pode ser tomada apenas quatro meses após a primeira, seguindo a orientação do Ministério da Saúde.

A nova orientação foi publicada pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo no instrutivo sobre a aplicação das vacinas contra a Covid nos postos de saúde na quarta-feira (5).

Já a primeira dose de reforço para imunossuprimidos pode ser aplicada pelo menos 28 dias após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única).

Considera-se pessoas com alto grau de imunossupressão quem possui:

  • Imunodeficiência primária grave
  • Quimioterapia para câncer
  • Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
  • Pessoas vivendo com HIV/Aids
  • Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
  • Uso de drogas modificadoras da resposta imune – Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe)
  • Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias
  • Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)
  • Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Pelo Brasil

Municípios do estado do Rio de Janeiro já começaram a aplicar a quarta dose da vacina contra a covid-19 em pessoas acima de 18 anos que tenham imunossupressão, informou a Agência Brasil. A recomendação do reforço é do Ministério da Saúde e foi dada no dia 20 de dezembro.

Na capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) está aplicando nova dose quatro meses após a terceira dose em adultos que apresentem condições como imunodeficiência primária grave, tratamento de quimioterapia para câncer, transplantados em uso de drogas imunossupressoras, uso de drogas modificadoras da resposta imune, doenças autoinflamatórias, pacientes em hemodiálise, com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas ou vivendo com HIV/Aids.

A prefeitura de Niterói, na Região Metropolitana, começou ontem a aplicação da quarta dose nesse grupo populacional, também respeitando o intervalo de quatro meses entre as duas dose de reforço e de 28 dias entre a segunda dose e a terceira.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes