A reportagem do 14News visitou a sede da Caridade Portuguesa Maria Pia que ficou fechada para revitalização e agora está sendo aberta para atividades educacionais e visitação.
O lugar conta com elevador desde subsolo, onde fica sala para atividades educativas, administração e banheiros; na parte de cima é o salão principal que abrigará exposições. Ambos os ambientes dispõem de ar condicionado.
Caridade ‘Portugueza’ – Surgiu para o atendimento ao imigrante português. Fica na Praça Dom Luiz Maria de Santana, 357. O local tem a planta e construção do arquiteto português, Raul Teixeira e faz parte dos prédios históricos localizados no chamado Largo da Matriz. Esse foi o local que abrigou o primeiro curso de ensino superior da Cidade na área de Farmácia e Odontologia, os quais funcionaram apenas por dois anos. Já em 1.929 era chamado como imponente prédio da Caridade Portugueza Maria Pia. O local e um dos mais belos do roteiro histórico do Polo Cuesta. Sua fundação veio junto com a força dos portugueses no comércio local. Também, em 1.901, a atuação desse povo fundou a organização “de socorros mútuos” para o fornecimento de emprego, alimentação, atendimento médico, medicamentos e ajuda financeira para associados que estavam em dificuldade. Por isso, o nome de “Caridade Portugueza”. Teve projeto para virar hospital, mas não deu certo. Abrigou o Colégio Objetivo. Na década de 50 chegou a abrigar sessões da Câmara Municipal, de 70 a 86 o próprio consulado. Em 1988 a 1991, instala uma escola infantil, em seguida atividades culturais da Prefeitura. Passou por reformas em 1996. Houve alterações em sua identidade com muros e grades e a estátua da rainha portuguesa Maria Pia destruída por um raio. Tudo isso é citado no Livro Imagens de Botucatu de Marcelino Dias.
Lançamento do projeto “Navegantes Cultura à Vista”
É uma iniciativa que promete encantar, educar e divertir crianças de 05 a 10 anos. Este programa cultural é pensado para proporcionar experiências únicas, explorando o universo da cultura, educação e diversão em um ambiente acolhedor.
O projeto acontecerá nas instalações da Caridade Portuguesa, um espaço histórico que se transformou em um centro cultural vibrante.
Dois Formatos, Um Objetivo
O projeto “Navegantes Cultura à Vista” será realizado em dois formatos distintos para atender a diversos tipos de públicos:
O primeiro formato, fixo, com capacidade para atender 40 crianças, destinado a participantes pagantes, proporcionando uma experiência lúdica nas instalações do prédio histórico.
O segundo formato, itinerante e gratuito, será viabilizado através da renda obtida com os participantes pagantes, permitindo que a magia do “Navegantes Cultura à Vista” alcance um número ainda maior de crianças, em diferentes comunidades, especialmente aquelas que têm maior vulnerabilidade social.
Compromisso Educacional
Além do entretenimento, “Navegantes Cultura à Vista” reforça seu compromisso educacional ao integrar atividades que estimulam o raciocínio lógico, a expressão artística e o trabalho em equipe. O projeto visa não apenas divertir, mas também contribuir para o desenvolvimento integral das crianças participantes.
Como Participar
Os interessados podem se inscrever diretamente no site da Caridade Portuguesa, onde encontrarão informações detalhadas sobre o projeto, programação e custos associados. As vagas são limitadas, portanto, recomendamos a inscrição antecipada para garantir a participação.
A Caridade Portuguesa convida toda a comunidade a embarcar nessa emocionante jornada cultural, educacional e divertida com “Navegantes Cultura à Vista”. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (14)99783-6607 ou visite nosso site www.cpmp.org.br.
Sobre a Caridade Portuguesa
A Caridade Portuguesa é uma instituição centenária que hoje é dedicada à preservação da cultura, educação e promoção do bem-estar na comunidade. Transformando seu espaço em um centro cultural, a Caridade Portuguesa busca criar oportunidades significativas para todas as idades, contribuindo para o enriquecimento cultural da cidade de Botucatu. (14News e assessoria). (Fotos: Cristiano Alves – 14News).