A Pinacoteca Forum das Artes apresenta até o dia 11 de maio a jornada artística única com a exposição “Nascente – Raízes Nipônicas na Obra de Eleonora Hoshino”. A entrada é gratuita e aberta a toda população.
A representação do encontro entre duas culturas distintas, que se unem harmoniosamente na obra da artista botucatuense, reflete sua ascendência japonesa e sua vivência brasileira com traços que vagueiam entre o visível e o invisível.
Através de metáforas visuais, ela leva o público a descobrir as raízes profundas de uma história entrelaçada, onde um passado esquecido ainda ressoa nas formas contemporâneas de suas criações para que os visitantes possam refletir sobre a impermanência do tempo, a importância do vazio e a interação entre luz e sombra, influências marcantes da estética japonesa.
Cada escultura é moldada pela dualidade efêmera e eterna. As peças revelam o diálogo constante entre o Japão e o Brasil, onde a flora tão distinta entre esses dois continentes se mesclam, compondo bonsais e ikebanas, simbolizando a beleza dessa mescla cultural.
“Nascente” não é apenas uma exposição. É uma oportunidade de apreciar a beleza da diversidade cultural e perceber como tradição e inovação podem conviver em perfeita harmonia.

Sobre a artista
Eleonora Hoshino é arquiteta, designer e artista plástica.
Neta de imigrantes japoneses que, mesmo não tendo convivido diretamente com a família paterna, recebeu de seu pai um olhar contemplativo voltado à natureza, espelhado em sua produção artisticamente rica.
Seu trabalho é fruto de um profundo processo de experimentação plástica, onde explora a transposição entre elementos tridimensionais e bidimensionais.
As formas naturais, estruturas botânicas e padrões de estampas são contemplados e reinterpretados através de uma caligrafia visual única, fazendo da artista uma das vozes mais interessantes no cenário artístico contemporâneo do país. (Da assessoria – PMB).