Na última terça-feira, 25, a Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (OFIBB) realizou a apresentação do Concerto Villa-Lobos, como parte das comemorações do 59º aniversário do IBB. A ocasião também celebrou o Jubileu de Ouro da I Turma de Ciências Biológicas – licenciatura e da V Turma de Ciências Biológicas – bacharelado.
O concerto foi marcado por um repertório todo baseado nas obras de Villa-Lobos. As Solistas (UnesPiano) Julia Utikava e Ana Laura Gentile tocaram “Carnaval das crianças” e encantaram o público com essa obra executada a quatro mãos. O Quarteto OFIBB, formado por Jonathas Ariel (violino), João Vitor (violino), Milena Gregório (violoncelo) e Felipe Zamian (viola), apresentou o Quarteto n.º 1.
A OFIBB ficou responsável por três lindas obras de Villa-Lobos: “Bachianas n.º 5 – Aria Cantilena”, com solo de trompete com André Andrade, “Melodia Sentimental”, com solo de clarinete com Franklin Ramos e “Trenzinho Caipira”, que encerrou a noite com muitos aplausos.
O concerto comemorativo integrou o calendário de apresentações especiais do grupo. Para a Maestra Renata Ortiz de Vilatte, interpretar Villa-Lobos é uma honra. “Além de ser meu compositor favorito, ele traz em suas obras a essência brasileira”, finaliza.
O próximo concerto da OFIBB será o de Natal, que acontecerá nos dias 15 de dezembro, na igreja São Benedito, às 20h, e 17 de dezembro, na Igreja Presbiteriana do Centro, também às 20h.
Para esse concerto, a Orquestra contará com músicos convidados, solistas e um Coral que está sendo preparado.