Desde 2015 | A informação começa aqui!

FLIB 2026 encerra com sucesso e consolida Botucatu no calendário literário nacional

Nem o clima frio e as noites geladas foram capazes de esvaziar a Unesp de Botucatu, Campus de Rubião Júnior. Entre os dias 15 e 18 de setembro, a 3ª Feira Literária de Botucatu (FLIB) encerrou sua edição com um saldo mais do que positivo: público presente em todos os dias, filas nas sessões de autógrafos e uma plateia calorosa que provou que, quando o assunto é literatura, a temperatura não importa.

Com o slogan “Trajetórias, tempo, histórias”, a edição integrou as comemorações dos 50 anos da Unesp e reuniu grandes nomes da literatura nacional em rodas de conversa, sessões de autógrafos, apresentações musicais, teatrais, saraus, oficinas e contações de história — tudo com entrada gratuita. O sucesso da feira reafirma o lugar da FLIB no calendário das feiras literárias do Brasil e como um dos mais relevantes eventos culturais da região de Botucatu.

Autores renomados no centro do sucesso

A presença de escritores premiados foi apontada como um dos grandes diferenciais desta edição. Jeferson Tenório, autor de O Avesso da Pele (Prêmio Jabuti 2021), Aline Bei, autora de O Peso do Pássaro Morto e Pequena Coreografia do Adeus, Daniela Arbex, autora de Holocausto Brasileiro (APCA 2013 e Jabuti 2014), e Milly Lacombe atraíram leitores de todas as idades, que lotaram as rodas de conversa e as sessões de autógrafos. Completaram a programação os encontros com Ana Augusta Rocha, Roberto Linsker, Maria Teresa Arrigoni e Silvana Gaspari.

A programação musical também marcou presença, com apresentações da Orquestra de Viola e Violão do Instituto de Biociências (OVVIBB), da Orquestra Jovem Municipal de Botucatu, da Orquestra Filarmônica  do Instituto de Biociências (OFIBB) e da Big Band do Projeto Musicalizando, no encerramento — além de praça de alimentação, livrarias, escritores do Polo Cuesta e atividades para todas as idades.

Agradecimento aos que fizeram a FLIB acontecer

Para a diretora da Biblioteca e integrante da Comissão Organizadora, Luciana Pizzani, “a FLIB se mostrou, mais uma vez, um espaço de conexão entre literatura, música, arte e educação. O carinho do público, que enfrentou o frio para estar presente, e a energia contagiante dos autores fizeram desta uma edição ainda mais especial. Agradecemos imensamente a todos que prestigiaram e participaram.”

Já a bibliotecária Darcila Bozoni, também da Comissão Organizadora, finaliza: “Nosso objetivo sempre foi formar leitores e criar espaços de diálogo, tendo o livro como elemento central. Ver a comunidade respondendo de forma tão participativa nos enche de orgulho e, ao mesmo tempo, de responsabilidade para continuar fazendo da FLIB um espaço cada vez mais acolhedor e democrático. O sucesso desta edição pertence a cada pessoa que passou por aqui e ajudou a construir dias de encontros e lindas histórias.”

Sobre a FLIB

A Feira Literária de Botucatu (FLIB) é um evento da Unesp, Campus de Botucatu, que integra a programação cultural da universidade e celebra a literatura, a leitura e a cultura local. Nesta edição, o evento integrou as comemorações dos 50 anos da Unesp.

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também